Em Alta Copa do Mundo futeboldesportoPortugalinternacionaisgoverno

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Ministra da Saúde defende regulamentação da telemedicina

Ministra da Saúde anuncia projeto para regulamentar telemedicina, visando qualidade dos cuidados e escrutínio, com participação de ordens profissionais e sindicatos

Ana Paula Martins explicou que o projeto não pode ser feito sem a colaboração das ordens profissionais
0:00
Carregando...
0:00
  • O Governo está a trabalhar num projeto legislativo para regulamentar a telemedicina, visando assegurar a qualidade dos cuidados de saúde.
  • A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, disse aos jornalistas, em Vila Nova de Famalicão, que a regulamentação precisa da colaboração das ordens profissionais e da auscultação dos sindicatos.
  • A declaração surge na sequência de uma notícia do Jornal de Notícias sobre o crescimento das consultas médicas online num mercado ainda por regular.
  • A Ordem dos Médicos e a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada defendem a necessidade de clarificar as regras para garantir escrutínio e qualidade.
  • A governante afirmou que a regulamentação deve ocorrer com bom senso e que a Entidade Reguladora da Saúde só pode intervir com base na legislação vigente.

O Governo prepara um projecto de lei para regulamentar a telemedicina. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou-o em Vila Nova de Famalicão, durante a inauguração de uma unidade de saúde familiar. O objectivo é assegurar a qualidade dos cuidados.

Ela explicou que o diploma só pode avançar com a colaboração das ordens profissionais e, em alguns temas, com a auscultação dos sindicatos. A governante reagiu à notícia do Jornal de Notícias sobre o crescimento das consultas online sem regulação.

O Jornal de Notícias destacava o aumento de telessaúde num mercado ainda por regular. A ministra sublinhou a necessidade de regulamentar, com avaliação cuidadosa das regras e das entidades prestadoras do serviço.

Regulamentação da telemedicina

A governante afirmou que o Governo já está a trabalhar no projecto legislativo nesse contexto, defendendo boa prática e bom senso no processo. A medida visa clarificar responsabilidades e garantias de qualidade.

Portugal pode aprender com outros países da Europa que já implementaram regimes semelhantes, disse Ana Paula Martins, referindo-se a transições regulatórias internacionais.

A ministra lembrou que a Entidade Reguladora da Saúde só pode intervir com base em legislação específica. As preocupações expressas pela Ordem dos Médicos e pela Associação Portuguesa de Hospitalização Privada são consideradas relevantes para o desenvolvimento da solução.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais