- O Teatro Nacional D. Maria II reabre no dia 18 de setembro, após obras iniciadas em janeiro de 2013, com três dias de festa.
- A estreia de Macbeth, de William Shakespeare, marca a reabertura, com encenação de Pedro Penim e José Raposo no papel principal.
- A reabertura celebra-se no Rossio com videomapping da United VJS e atuações de ZenGxrl, Beatbombers e DJ Marfox.
- Entre as iniciativas, há espetáculo de videomapping, primeiras três sessões de Macbeth, visitas ao edifício renovado e a exposição Contar o Processo, todos de entrada livre.
- Para assistir ao Macbeth, é necessário levantar bilhete previamente, com detalhes a anunciar.
O Teatro Nacional D. Maria II, no Rossio, reabre em setembro de 2026 após mais de 13 anos de obras. O espaço passa a acolher três dias de festa e a primeira encenação de Macbeth, de William Shakespeare, numa leitura de Pedro Penim, com José Raposo no papel principal.
A escolha de Macbeth revive a memória histórica do TNDMII: em 1966 a peça que ali se encenava foi interrompida por um incêndio de grandes proporções, que levou à suspensão das atividades por anos. A reabertura tenta recuperar esse passado teatral.
No dia 18 de setembro, a partir das 21h30, há um programa de celebração público. O Rossio recebe videomapping da United VJS, atuações de DJs, visitas ao edifício renovado e uma exposição sobre o processo de reconstrução, intitulada Contar o Processo. A entrada é livre.
Para assistir a Macbeth, é necessário fazer o levantamento prévio de bilhete, com condições ainda a anunciar. O programa de abertura prevê ainda três sessões da peça e um conjunto de atividades paralelas sem custo adicional.
Entre na conversa da comunidade