Em Alta Copa do Mundo futeboldesportoPortugalinternacionaisgoverno

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Nova galeria em Versailles assinala 250.º aniversário da independência dos EUA

Nova galeria em Versalhes assinala 250.º aniversário da independência dos EUA, destacando figuras-chave e a relação franco-americana ao longo dos séculos

Um retrato de George Washington durante uma exposição que assinala o 250.º aniversário dos Estados Unidos, no Palácio de Versalhes, na segunda-feira, 22 de junho de 2026.
0:00
Carregando...
0:00
  • O Palácio de Versalhes inaugura, no sábado, 4 de julho, uma nova galeria para assinalar o 250.º aniversário da independência dos Estados Unidos.
  • A galeria fica no apartamento onde o rei Luís XVI recebeu Benjamin Franklin e onde a França reconheceu oficialmente a soberania americana em 1778.
  • A mostra reúne pinturas, esculturas e retratos das coleções do palácio e destaca figuras da independência, como Benjamin Franklin, o marquês de La Fayette e George Washington.
  • O objetivo é evidenciar as relações entre Paris e Washington, com uma visão histórica a dois sentidos que envolve o apoio francês à Revolução Americana e, mais tarde, a presença dos EUA na Europa.
  • A abertura acontece dias depois de encontro entre Emmanuel Macron e Donald Trump em Versalhes; o texto também menciona que Trump assinou, recentemente, um memorando no local relacionado com o Irão.

A nova galeria do Palácio de Versalhes será inaugurada no sábado, 4 de julho, para assinalar o 250.º aniversário da independência dos EUA. O espaço fica no apartamento onde Luís XVI recebeu Benjamin Franklin em 1778, assinalando o reconhecimento francês da soberania americana. A exposição realça as ligações entre Paris e Washington, bem como o papel de Versalhes na diplomacia da época.

A galeria reúne pinturas, esculturas e retratos das coleções do palácio, destacando figuras políticas, diplomáticas e militares da Independência, como Benjamin Franklin, o Marquês de La Fayette e George Washington. A curadoria explica o significado histórico das relações franco-americanas desde o século XVIII e a continuidade de memórias compartilhadas ao longo do tempo.

Versalhes é visto como um instrumento de soft power para a França, além de espaço de referência histórica. O espaço é utilizado para fomentar debates sobre o relacionamento transatlântico e o reconhecimento internacional da jovem república. A inauguração sucede a visitas de chefs de Estado ao palácio, incluindo encontros recentes com o presidente francês e o líder norte‑americano.

História em Versalhes

O Palácio de Versalhes é apresentado como um espaço que combina estética e função diplomática, capaz de inspirar reflexão sobre a relação entre França e os EUA. A direção do museu destaca o papel do local na celebração de laços históricos e na visão de futuro diplomática. A agenda recente inclui visitas de personalidades internacionais ao palácio.

Além disso, o anterior contexto marcó momentos de cooperação entre as duas nações, já refletidos em exposições dedicadas à Revolução Americana. O objetivo é revelar a presença americana na Europa e a contribuição francesa à independência norte‑americana do século XVIII.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais