- Morreu o arquiteto Frank Gehry aos 96 anos na sua casa em Santa Monica, EUA, nesta sexta-feira, devido a problemas respiratórios; a notícia foi confirmada pela chefe do seu gabinete, Meaghan Lloyd, com referência ao Los Angeles Times.
- Entre as obras que marcaram a sua carreira estão o Museu Guggenheim Bilbao, inaugurado em 1997, e o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles.
- Gehry recebeu o Prémio Pritzker em 1989 e o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2008.
- Nasceu a 28 de fevereiro de 1929, em Toronto, Canadá, emigrou para Los Angeles aos 17 anos e naturalizou-se norte-americano em 1951.
- Casado com Berta, era pai de quatro filhos; destacou-se por projetos icónicos e realizou, em 2007, um palco desmontável inspirado numa taberna lisboeta para o Walt Disney Concert Hall, para a fadista Mariza.
Frank Gehry, um dos arquitetos mais influentes da era contemporânea, morreu aos 96 anos em casa, em Santa Monica, nos EUA. A informação foi comunicada pela chefe do seu gabinete, Meaghan Lloyd, com referência ao LA Times. A causa apontada são problemas respiratórios; a confirmação foi feita na sexta-feira, com atualização às 20h07.
O arquiteto canadiano naturalizou-se norte-americano em 1951 e ganhou reconhecimento por um estilo disruptivo que transformou a paisagem urbana de Los Angeles. Entre as obras mais marcantes encontram-se o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, e o Museu Guggenheim Bilbao, inaugurado em 1997.
Carreira e reconhecimento
Gehry recebeu o Prémio Pritzker em 1989 e o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2008, entre várias distinções. A sua abordagem associou formas escultóricas a estruturas funcionais, marcando uma viragem na arquitetura contemporânea.
Dados pessoais e contexto
Nascido a 28 de fevereiro de 1929, em Toronto, mudou-se ainda jovem para a Califórnia, onde estudou na Universidade do Sul da Califórnia e em Harvard. Divorciou-se em 1966 e, até ao falecimento, era casado com Berta Gehry e tinha quatro filhos.