- A Nova School of Business and Economics abriu as candidaturas para a 4.ª edição do Check-In, programa de inovação dedicado ao turismo, com candidaturas até 23 de fevereiro.
- O objetivo é promover a adoção de inteligência artificial nos modelos de negócio de startups nacionais e internacionais, em colaboração com PMEs do setor.
- A edição foca em experiências seamless, com especial destaque para a inteligência artificial generativa (Gen AI), para melhorar comunicação, operações e jornadas do viajante.
- Em 2026, o Check-In espera receber até 20 startups e mais de 15 PMEs, trabalhando em projetos piloto em ambiente real.
- O processo inclui avaliação entre 24 de fevereiro e 4 de março, sessão presencial de matchmaking a 13 e 14 de abril, desenvolvimento de pilotos entre 15 de abril e 1 de julho e Sharing Day a 2 de julho; já participaram 61 startups de mais de 15 nacionalidades e 51 parceiros, com 62 projetos piloto co-desenvolvidos.
A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) abriu as candidaturas para a 4.ª edição do Check-In, programa de inovação dedicado ao turismo. Startups nacionais e internacionais podem co-desenvolver soluções com PMEs do setor.
Promovido pelo Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, o programa conta com o apoio do Nova SBE Westmont Institute of Tourism and Hospitality e da parceria com o Turismo de Portugal. O foco está em experiências seamless apoiadas por IA, com destaque para a IA generativa.
Datas do programa
As candidaturas estão abertas até 23 de fevereiro. A avaliação decorre entre 24 de fevereiro e 4 de março, em formato remoto e presencial.
O primeiro momento presencial acontece a 13 e 14 de abril, no campus de Carcavelos, com matchmaking entre startups pré-seleccionadas e empresas parceiras. A fase de pilots ocorre entre 15 de abril e 1 de julho.
O Sharing Day está marcado para 2 de julho, quando são apresentados os resultados públicos dos projetos desenvolvidos.
Parcerias e objetivos
A edição envolve entidades como a Fundação Inatel, Parques de Sintra, Visit Cascais, Companhia das Lezírias, Pousadas da Juventude, United Hotels e Discovery Hotel Management, entre outras.
O programa pretende aplicar Gen AI a áreas críticas do turismo, incluindo automação da comunicação, gestão operacional com dados, experiências digitais integradas e tradução/correção cultural automáticas.
Desde o lançamento, o Check-In envolveu 61 startups de mais de 15 nacionalidades, 51 parceiros e 62 projetos piloto desenvolvidos.
Entre na conversa da comunidade