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Arranca em Lisboa o segundo túnel da maior obra climática da Europa

Inicia-se a escavação do segundo túnel do Plano Geral de Drenagem de Lisboa pela tuneladora H2O no Beato; Santa Apolónia encerra por cerca de seis meses em 2026, com suspensão até Terreiro do Paço, CP mantém serviço

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Carlos Moedas junto à tuneladora H2O, que começou a escavação do túnel Beato-Chelas
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  • O segundo grande túnel do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL) começou a ser escavado esta quinta-feira pela tuneladora H2O, no Beato.
  • A Câmara Municipal de Lisboa confirmou o encerramento da estação de Santa Apolónia por cerca de seis meses a partir de janeiro ou fevereiro de 2026.
  • A suspensão da circulação entre Santa Apolónia e Terreiro do Paço deve-se à proximidade das obras ao túnel do metro.
  • O serviço de comboios da CP (Comboios de Portugal) permanece operacional durante o encerramento.
  • O PGDL prevê a construção de um segundo túnel como parte do sistema de drenagem da cidade.

O segundo túnel do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL) arrancou esta quinta-feira com a escavação realizada pela tuneladora H2O, no Beato. A operação coincide com uma confirmação da Câmara Municipal sobre o encerramento da estação de Santa Apolónia durante cerca de seis meses, em 2026, já no início do ano.

A suspensão entre Santa Apolónia e Terreiro do Paço deve-se à proximidade das obras com o túnel do metro, o que compromete a circulação de comboios nessa ligação. O serviço da CP, no entanto, manter-se-á operacional durante o período de obras.

Encerramento de Santa Apolónia e impactos na circulação

A Câmara Municipal informou que o encerramento da estação de Santa Apolónia deverá ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2026 e terá a duração aproximada de seis meses. A circulação de passageiros entre Santa Apolónia e Terreiro do Paço ficará interrompida, com rotas alternativas a ser definidas pela gestão de transportes.

A obra do segundo túnel do PGDL, que prossegue no Beato, mantém o planeamento de atividades, sem constrangimentos anunciados para outras linhas. O objetivo é reduzir riscos de cheias na zona oriental da cidade e melhorar a drenagem de água pluvial em períodos de precipitação intensa.

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