Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Galp cai 15% na bolsa após negócio na Namíbia

TotalEnergies passa a operadora da PEL 83; Galp fica com 40% e passa a deter 10% na PEL 56 e 9,4% na PEL 91, com três furos nos próximos dois anos

Telinha
Por
Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • A Galp fechou uma troca de ativos com a TotalEnergies para a operação Mopane na Namíbia, tornando a francesa operadora da PEL 83, enquanto a Galp passa a deter 40% nessa licença (de 80%).
  • A Galp fica com 10% na PEL 56 e 9,4% na PEL 91, mantendo participações menores em outras explorações; a TotalEnergies continua a ser a operadora nestas duas licenças.
  • Está prevista uma campanha de exploração com pelo menos três poços nos próximos dois anos, sendo o primeiro poço avaliado para 2026, sujeito a autorizações.
  • O anúncio causou receio nos mercados, com as ações da Galp a cair até 15% na Bolsa de Lisboa no dia 9 de Dezembro, refletindo a incerteza sobre o negócio.
  • A transação depende das aprovações normais das autoridades Namíbias e de parceiros, com conclusão esperada para o próximo ano.

A Galp confirmou a assinatura de uma troca de activos com a TotalEnergies para a operação Mopane, na Namíbia, consolidando a TotalEnergies como operadora da PEL 83. Em troca, a Galp reduzirá a sua participação na bloco de Mopane de 80% para 40%. O acordo envolve ainda novas participações da Galp em outras licenças da região.

A transacção faz de TotalEnergies a operadora da PEL 83, uma área de cerca de 10 mil km², enquanto a Galp passa a deter 10% na PEL 56, e 9,4% na PEL 91. A operação Mopane fica, assim, sob a gestão direta da TotalEnergies, com a Galp mantendo participações estratégicamente distribuídas no conjunto da bacia offshore Orange.

A troca de activos está dependente de autorizações das autoridades namibianas e dos parceiros, com conclusão prevista para o próximo ano. Além de Mopane, a Galp assegura participações menores em outras duas explorações ao largo da Namíbia, em acordo com a TotalEnergies.

Estrutura da operação

A parceria prevê a exploração e avaliação de pelo menos três poços nos próximos dois anos, visando reduzir o risco e potencialmente criar um centro de desenvolvimento. O primeiro poço está previsto para avaliação em 2026, segundo o comunicado.

Contexto e impacto

A operação Mopane envolve uma troca sem encargo monetário entre as companhias. A notícia provocou reação inicial de investidores, com a bolsa de Lisboa a registrar quedas significativas nas ações da Galp nas horas seguintes ao anúncio. A Galp mantém foco no upstream, área-chave para as suas contas e estratégia de expansão.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais