- O Conselho de Ministros aprovou medidas com impacto direto na vida das pessoas, incluindo a construção do novo Hospital Central do Algarve.
- Vai haver recuperação de listas de espera com apoio das Misericórdias.
- Foi aprovada uma nova Estratégia para os Direitos das Pessoas com Deficiência.
- Houve modernização da Segurança Social.
- Existem avanços na economia circular, na gestão mais simples de fundos europeus e passos no novo aeroporto Luís de Camões.
O Conselho de Ministros aprovou medidas com impacto direto na vida das pessoas, entre elas a construção do novo Hospital Central do Algarve. Além disso, ficou estabelecida a recuperação de listas de espera com apoio das Misericórdias, e a criação de uma nova Estratégia para os Direitos das Pessoas com Deficiência. A modernização da Segurança Social completa o pacote prioritário.
O conjunto de decisões inclui ainda avanços na economia circular e numa gestão de fundos europeus mais simples, com vistas a simplificar procedimentos para famílias e empresas. O anúncio foi feito no discurso de jornalistas, destacando ganhos para serviços públicos e sustentabilidade.
Deslize para conhecer as principais medidas de 9 de janeiro de 2026.
Medidas na saúde, inclusão e segurança social
Foi aprovada a construção do novo Hospital Central do Algarve, para reforçar a capacidade de resposta regional. A recuperação de listas de espera ficará a cargo das Misericórdias, com financiamento e coordenação central. Foi lançada uma nova Estratégia para os Direitos das Pessoas com Deficiência, com metas de acessibilidade e inclusão.
A modernização da Segurança Social prevê simplificação de processos e investimento em serviços digitais. O objetivo é tornar o acesso a prestações e apoio mais rápido e eficiente. O pacote visa, também, melhorar a coordenação entre entidades públicas e privadas envolvidas.
Ambiente, economia circular e fundos europeus
Entre as medidas, destacam-se iniciativas de promoção da economia circular e de reutilização de recursos. Foram anunciadas fontes para acelerar projetos ambientais, com foco na eficiência energética e na gestão de resíduos.
Relativamente aos fundos europeus, a atuação passa pela simplificação da gestão, com menos burocracia para candidaturas e acompanhamento mais ágil. A medida visa acelerar investimentos estratégicos em setores-chave da economia.
Infraestrutura e aeroporto
Foi menção ao projeto do novo aeroporto Luís de Camões, com passos firmes para a sua implementação. O objetivo é ampliar a conectividade aérea e a capacidade de transporte no país. Detalhes sobre prazos e financiamento ainda não foram divulgados.
Entre na conversa da comunidade