- Estão abertas as candidaturas ao programa de Jovens Delegados da União Europeia, iniciativa do Congresso de Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, até 15 de dezembro; destinam-se a jovens entre 18 e 30 anos residentes num Estado-membro do Conselho da Europa.
- Cada candidato deve enviar um vídeo de até 30 segundos a responder à pergunta: «Quais são as suas expectativas e o que gostaria de aprender se for selecionado?».
- A seleção é feita por júri, com decisão comunicada até 10 de fevereiro; os custos de viagem, estadia e alojamento são cobertos pelo Congresso e pela organização.
- Haverá duas sessões presenciais em Estrasburgo: de 31 março a 2 abril (50ª sessão) e de 27 a 29 outubro (51ª sessão), com 46 delegados no total.
- Entre as sessões, os jovens delegados devem desenvolver um projeto local ou regional nos seus respetivos Estados, relacionado com uma tema em debate, para apresentar aos congressistas.
O programa de Jovens Delegados da União Europeia abriu candidaturas, no âmbito da resolução Rejuvenating Politics, promovida pelo Congresso de Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa. Podem candidatar-se jovens até aos 30 anos, residentes em Estados-membros do Conselho da Europa, até 15 de dezembro.
Podem concorrer jovens entre 18 e 30 anos, com o objetivo de representarem as suas perspetivas nos debates do Congresso, contribuindo para a democracia local e regional. O processo envolve um vídeo de apresentação de até 30 segundos, que deverá responder à pergunta sobre as expectativas da futura participação.
Quem pode candidatar-se
O Congresso reserva uma vaga para um jovem de cada Estado-membro, com interesse em expor ideias e debater com outros congressistas. O candidato deve ter boa oratória, ser capaz de preparar discursos breves, analisar documentos, dominar inglês e envolver-se no trabalho do Congresso.
A candidatura é feita online até 15 de dezembro às 23h59 e exige o envio de um vídeo de até 30 segundos. O júri avalia as candidaturas e comunica a decisão até 10 de fevereiro. Os delegados recebem formação e apoio logístico.
Prazos e custos
As duas sessões presenciais em Estrasburgo estão previstas para 31 de março a 2 de abril (50ª sessão) e 27 a 29 de outubro (51ª sessão). Será possível participar com a cobertura total de viagens, estadia e subsistência, financiada pelo Congresso e pela organização responsável.
Ao longo do mandato, os jovens delegados devem desenvolver um projeto local ou regional relacionado com temáticas em debate. A iniciativa visa promover a participação juvenil e ampliar a voz dos jovens nos processos democráticos internacionais e nacionais.