Em Alta desportofutebolpessoasnotíciainternacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Maioria das pensões aumenta 2,77% no próximo ano

Pensão média sobe 2,77% a partir de janeiro, com inflação de 2,27% e PIB nos dois últimos anos, atingindo até 1.073,94 euros

Telinha
Por
Dinheiro FOTO: Getty Images
0:00 0:00
  • A maioria dos pensionistas vai ter um aumento de 2,77% nas pensões a partir de janeiro do próximo ano, segundo cálculos da Lusa com base no INE.
  • A inflação média dos últimos 12 meses (exclui habitação) até novembro foi de 2,27%.
  • A atualização também depende da taxa de crescimento médio anual do Produto Interno Bruto nos dois últimos anos.
  • As pensões até dois IAS (1.073,94 euros) são abrangidas pela subida.
  • A fórmula de atualização combina inflação e PIB, definindo o reajuste para o próximo ano.

A maioria dos pensionistas vai receber um aumento de 2,77% nas pensões a partir de janeiro, com base numa estimativa rápida do INE divulgada nesta sexta-feira. A atualização usa dois indicadores: a inflação média dos últimos 12 meses e o crescimento médio do PIB nos dois anos anteriores.

As pensões elegíveis até ao teto de dois IAS (1.073,94 euros) são as que sofrem o aumento, segundo os cálculos da Lusa, que reutilizam a mesma fórmula de atualização automática.

Para o INE, a inflação média de novembro, excluindo habitação, ficou em 2,27%. Este valor, aliado ao crescimento económico dos dois últimos anos, determina o ajuste anual aplicado às pensões.

A notícia baseia-se em dados do INE fornecidos à Lusa, usados para estimar a atualização automática no próximo ano. A atualização visa ajustar o rendimento aos movimentos macroeconómicos relevantes.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais