Em Alta Copa do Mundo futeboldesportoPortugalinternacionaisgoverno

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Bairro de Paris combate onda de calor com iniciativa Cine-clim

Paris combate a vaga de calor com sessões gratuitas de cinema para vulneráveis em salas com ar condicionado, no 10.º distrito

Paris combate a vaga de calor com cinema gratuito para os mais vulneráveis
0:00
Carregando...
0:00
  • Paris apresenta a iniciativa Ciné-clim: sessões gratuitas à tarde (13h00 às 16h00) em salas com ar condicionado de cinemas independentes do 10.º bairro, com prioridade para menores de 25 anos, maiores de 65, grávidas e pessoas com mobilidade reduzida.
  • Para obter bilhete, basta apresentar um documento de identificação nas salas aderentes; a medida faz parte de um conjunto de ações no bairro para enfrentar a vaga de calor, incluindo pontos de refresco, uma sala refrigerada na câmara municipal, banhos vigiados no Canal Saint‑Martin e o jardim Villemin aberto até à meia-noite.
  • França teve o dia de junho mais quente de sempre; o primeiro-ministro informou que já morreram quarenta pessoas afogadas em episódios relacionados com a vaga de calor desde quinta-feira anterior.
  • Foram emitidos avisos, encerradas escolas, cancelados eventos e aconselhado evitar viagens não essenciais, com a Semana do Cinema (Semaine du Cinéma) a decorrer em França, entre 28 de junho e 1 de julho, com bilhetes a cinco euros.
  • Espera-se que mais cinemas fora de Paris e em outros países europeus adotem iniciativas semelhantes.

Paris atua contra a vaga de calor com cinema gratuito para grupos vulneráveis

França atravessa uma vaga de calor persistente, com recordes de temperatura no mês de junho. O primeiro-ministro Sébastien Lecornu comunicou 40 mortes associadas a episódios de calor desde a semana passada. As autoridades notificaram avisos, encerraram escolas e desaconselharam viagens não essenciais.

No 10.º arrondissement de Paris, salas de cinema independentes criaram a iniciativa Ciné-clim para enfrentar as temperaturas altas. O projeto oferece sessões gratuitas à tarde, entre as 13h00 e as 16h00, em espaços com ar condicionado.

Sessões gratuitas para quem mais precisa

As sessões destinam-se principalmente a menores de 25 anos, maiores de 65, grávidas e pessoas com mobilidade reduzida. Para participar, basta dirigir-se às salas aderentes e apresentar um documento de identificação.

Medidas locais além das salas

A autarquia informou que o programa integra um conjunto de ações no bairro, incluindo pontos de refresco, uma sala refrigerada na câmara municipal e banhos vigiados no Canal Saint-Martin, bem como o jardim Villemin aberto até à meia-noite.

Panorama nacional e eventos associados

Além de Paris, a França tem promovido ações de mitigação. Em paralelo, ocorre a Semaine du Cinéma, entre 28 de junho e 1 de julho, com bilhetes a 5 euros, numa medida adicional para facilitar o acesso à cultura durante o calor.

Considerações finais do contexto

Espera-se que iniciativas similares sejam adotadas por outros cinemas fora de Paris e por outros países europeus, como forma de suavizar o impacto da intensidade climática na população mais vulnerável.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais