Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Conselho de Ministros aprova plano de economia circular

Plano de Ação para a Economia Circular visa prolongar a vida útil dos produtos e alcançar neutralidade climática até 2050

Telinha
Por
Festival aéreo no Porto pode render 100 milhões
0:00
Carregando...
0:00
  • O Conselho de Ministros aprovou o segundo Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC 2030) em Portugal, alinhado com a União Europeia, para prolongar a vida útil dos produtos e valorizar os recursos, com ambição de neutralidade climática até 2050.
  • O PAEC 2030 tem como objetivo dissociar o crescimento económico do consumo de recursos e da produção de resíduos.
  • Foi aprovada uma resolução que adopta o PAEC 2030, em alinhamento com o Plano de Ação da União Europeia para a Economia Circular e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
  • Foi ainda aprovado um decreto-lei que ajusta os modelos de governação dos fundos europeus, tornando o sistema mais claro, simples e eficaz, incluindo o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
  • Entre as medidas estão a simplificação de avisos de candidatura, maior autonomia das autoridades de gestão para alterações e regras mais rígidas de divulgação de apoios nos órgãos de comunicação social.

O Conselho de Ministros aprovou o segundo Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC 2030) em Portugal, alinhado com o Plano de Ação da União Europeia e com a Agenda 2030 da ONU. O objetivo é prolongar a vida útil dos produtos e valorizar os recursos, rumo à neutralidade climática.

O PAEC 2030 visa dissociar o crescimento económico do consumo de recursos e da produção de resíduos, consolidando a transição para um modelo circular. A aprovação foi comunicada pelo Governo, num publicação divulgada na sexta-feira.

Medidas da Economia Circular

O plano reforça a ambição de neutralidade climática até 2050 e a promoção de práticas que estendem a duração de vida dos bens, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência de recursos.

Ajustes à governação dos fundos europeus

Foi também aprovado um decreto-lei que simplifica a governação dos fundos europeus, tornando o sistema mais claro e eficaz para gestores e beneficiários, incluindo o Plano Estratégico da PAC (PEPAC).

Entre as medidas, destacam-se a simplificação de avisos de candidatura e maior autonomia das autoridades de gestão, com maior divulgação de apoios.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais