- Vários movimentos organizam, na sexta-feira, uma festa do pijama silenciosa em estações de 11 cidades europeias, incluindo Lisboa, para exigir mais comboios noturnos.
- Em Lisboa, o encontro acontece na estação de Santa Apolónia, às 19h, com a música providenciada pelo coletivo DJs for Climate Action.
- O objetivo é terminar com os cancelamentos de ligações noturnas e criar uma rede europeia de comboios noturnos “totalmente conectada e acessível”.
- As ações vão decorrer em Lisboa, Viena, Estocolmo, Malmö, Amesterdão, Paris, Estrasburgo, Copenhaga, Helsínquia, Basileia e Berlim.
- Os organizadores Back on Track, Stay Grounded e ATERRA defendem que os comboios noturnos são opção mais saudável e apelam à reposição das ligações Lisboa–Madrid e Lisboa–Hendaye, criticando cancelamentos e greenwashing.
Vários movimentos associativos vão organizar uma festa do pijama silenciosa em 11 estções de comboio europeias, incluindo Lisboa, para exigir o regresso de mais ligações noturnas e o restabelecimento de ligações transfronteiriças. O protesto acontece na sexta-feira, com a ação a realizar-se de forma semelhante em cada local. O objetivo é criar uma rede europeia de comboios noturnos mais conectada e acessível, contribuindo para reduzir o tráfego aéreo.
Em Lisboa, o encontro está marcado para as 19:00 na estação de Santa Apolónia. A iniciativa envolve três movimentos organizadores: Back on Track, Stay Grounded e ATERRA, que promovem uma festa silenciosa em plataformas, com música exclusiva via auscultadores. A ação visa chamar a atenção para o impacto ambiental das viagens rápidas.
Os organizadores defendem que os comboios noturnos representam uma opção de viagem mais saudável, confortável e ecológica para rotas de longa distância. Em particular, destacam a importância de reabrir ligações entre Lisboa e Madrid, bem como entre Lisboa e Hendaye.
A ação também critica o encerramento de ligações, incluindo o trajeto Paris-Viena, e defende a necessidade de restaurar ligações noturnas para Lisboa. Relatos indicam que a iniciativa visa contrastar com práticas de greenwashing associadas ao transporte aéreo.
#### Em detalhe: ações e participantes
Em cidades como Viena, Estocolmo, Amesterdão, Paris, Estrasburgo, Copenhaga, Helsínquia, Basileia e Berlim, a ideia é idêntica: uma festa do pijama silenciosa nas plataformas, com participação de comunidades locais e organizações ambientais. A banda sonora em Lisboa ficará a cargo do coletivo DJs for Climate Action, responsável por selected sets para o evento.
Os promotores indicam que a expectativa é mobilizar cidadãos para defender uma rede de comboios noturnos “totalmente conectada”, que facilite viagens transfronteiriças sem depender de ligações aéreas. A ação tem como foco imediato pressionar governos e operadores ferroviários a manterem ou retomarem serviços noturnos.
Entre na conversa da comunidade