- Em 4 de dezembro, em Pedras Salgadas, decorreram as eleições para os órgãos sociais da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago (FPCS), com lista única e voto unânime.
- Ana Rita Dias, da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, foi eleita presidente da direção para o mandato 2026-2009.
- Na assembleia-geral, foi eleito presidente o representante do Município da Guarda e secretária o Município da Mealhada, com Filomena Pinheiro a exercer a função de vice-presidente.
- O conselho fiscal é presidido pelo Município de Santa Marta de Penaguião.
- Após a tomada de posse, aprovou-se por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2026 e a adesão de novos associados: Freixo de Espada à Cinta, Cabeceiras de Basto e Póvoa de Lanhoso.
O Município de Pedras Salgadas acolheu as eleições para os órgãos sociais da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago (FPCS) no dia 4 de dezembro. A lista única foi apresentada na candidatura aos órgãos para o mandato 2026-2009 e obteve votos unânimes.
Na mesa da assembleia-geral ficou atribuída ao Município da Mealhada a função de secretário, enquanto Ana Rita Dias, da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, foi eleita presidente da direção. O presidente da assembleia-geral é o representante do Município da Guarda, e o cargo de secretário recaiu na Mealhada, com Filomena Pinheiro a desempenhar a função como vice-presidente.
O conselho fiscal será presidido pelo Município de Santa Marta de Penaguião, segundo o escrutínio realizado. A tomada de posse ocorreu após a eleição, com a nova equipa a aprovar, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026 e a adesão de novos associados.
Adesões para 2026
Entre os novos municípios aderentes contam-se Freixo de Espada à Cinta, Cabeceiras de Basto e Póvoa de Lanhoso, todos ligados ao Caminho de Santiago de León de Rosmithal. A FPCS coordena a promoção das rotas jacobeias em Portugal desde a sua criação, em 17 de maio de 2019, reunindo 36 membros fundadores.
Entre na conversa da comunidade