Em Alta Copa do Mundo futeboldesportoPortugalinternacionaisgoverno

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Péter Magyar anuncia retorno da cooperação entre os países do V4

Chefes da V4 reúnem-se em Gödöllő e confirmam retomar consultas antes das cimeiras da UE para reforçar a voz da Europa Central na política europeia

Primeiros-ministros do V4 sorridentes na conferência de imprensa em Gödöllő
0:00
Carregando...
0:00
  • Os primeiros-ministros da Hungria, República Checa, Polónia e Eslováquia reuniram-se no Palácio Grassalkovich, em Gödöllő, para mais uma cimeira do Grupo de Visegrado.
  • Péter Magyar destacou que, há 35 anos, os quatro países perceberam que há mais a unir do que a separar, tornando mais fácil alcançar resultados em conjunto.
  • Magyar apresentou um plano para uma ligação ferroviária de alta velocidade entre Varsóvia, Praga, Bratislava e Budapeste, afirmando que a Europa Central é hoje uma das regiões mais desenvolvidas na União Europeia.
  • Os líderes concordaram em retomar as consultas da V4 antes das cimeiras da União Europeia e a representar em conjunto a Europa Central, em Bruxelas e noutros locais.
  • Robert Fico e Andrej Babiš enfatizaram prioridades como migração ilegal, competitividade e o papel dos quatro países no futuro da Europa, destacando a importância de coordenação e da estabilidade regional.

Péter Magyar anunciou que a cooperação entre os países do V4 está de volta, numa cimeira realizada no Palácio Grassalkovich, em Gödöllő. O encontro reuniu os primeiros-ministros da Hungria, República Checa, Polónia e Eslováquia, marcando o 35.º aniversário da aliança regional. O objetivo é reforçar uma voz consolidada na Europa, onde a região tem vindo a ganhar expressão.

Magyar destacou que os quatro países têm maior capacidade de sucesso quando atuam em conjunto. Defendeu que o V4 pode apresentar resultados concretos e influenciar as decisões europeias, enquanto a Europa Central é hoje uma zona de desenvolvimento dentro da União Europeia. Foi apresentada uma ligação ferroviária de alta velocidade entre Varsóvia, Praga, Bratislava e Budapeste.

Na confirmação de um reencaminhamento da cooperação, os líderes concordaram em retomar as consultas da V4 antes das cimeiras da UE e a representar, em conjunto, a Europa Central em Bruxelas e noutros foros.

Prioridades da presidência eslovaca

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, apresentou as prioridades da presidência da UE da Eslováquia, descritas como desafiantes pela escassez de recursos. Fico destacou a importância da cooperação do V4 na gestão da migração ilegal e na coordenação de posições junto do Conselho Europeu.

O reforço da competitividade aparece como pilar da presidência e, segundo Fico, deve acompanhar o novo orçamento da UE, sem sacrificar a coesão. Relançar a produção de alumínio local, para enfrentar custos de energia elevados, foi também referido como desafio, com necessidade de baixar o preço da eletricidade na UE.

Commentários de outros líderes

O primeiro-ministro da República Checa, Andrej Babiš, afirmou confiança na colaboração entre os quatro países, destacando uma boa química entre eles e a perspectiva de que representam o futuro da Europa. Entre os temas em foco estiveram energia, quotas de CO2 e a próxima cimeira da NATO, em Ancara.

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, afirmou que o V4 pode tornar-se numa potência se a cooperação for mantida. Reforçou que a união entre os quatro países é essencial para influenciar a agenda europeia e para responder de forma solidária a desafios comuns.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais