- Batalha Atrás de Batalha, de Paul Thomas Anderson, foi eleito filme do ano pela National Society of Film Critics, com reconhecimento ao melhor realizador, melhor ator secundário (Benicio del Toro) e melhor atriz secundária (Teyana Taylor).
- O prémio de melhor ator foi atribuído a Ethan Hawke, por Blue Moon, não a Leonardo DiCaprio.
- O filme surge como favorito na época de prémios 2025/2026, já com várias distinções anteriores de outras entidades críticas.
- Batalha Atrás de Batalha está também entre os mais nomeados aos Globos de Ouro, com as nomeações divulgadas para a madrugada de 11 para 12 de janeiro; as nomeações aos Óscares serão conhecidas a 22 de janeiro.
- Foi ganha também a Enable Melhor Argumento pelo filme Foi só um Acidente, de Jafar Panahi, que venceu na Palma de Ouro em Cannes; Kathleen Chalfant recebeu o prémio de Melhor Atriz por Familiar Touch.
O filme Batalha Atrás de Batalha, de Paul Thomas Anderson, sagrou-se Filme do Ano numa edição da National Society of Film Critics (NSFC). A distinção foi acompanhada por Melhor Realizador, Melhor Actor Secundário (Benicio del Toro) e Melhor Actriz Secundária (Teyana Taylor). O Prémio de Melhor Actor ficou com Ethan Hawke, por Blue Moon. A cerimónia decorreu no sábado à noite.
A NSFC premiou ainda o realizador com a alcunha de favorito para a temporada de prémios 2025/2026, somando já reconhecimentos de outras entidades norte-americanas. Entre elas, a National Board of Review, o New York Film Critics Circle e o Los Angeles Film Critics Circle, que também destacaram o filme e o seu cineasta.
Batalha Atrás de Batalha figura ainda entre os mais nomeados para os Globos de Ouro, na categoria de cinema, com as nomeações a serem anunciadas a 11 de Janeiro. As indicações aos Óscares serão reveladas a 22 de Janeiro. Foi também premiado Was Only an Accident, de Jafar Panahi, com o Melhor Argumento, após a Palma de Ouro de Cannes.
Kathleen Chalfant recebeu o Prémio de Melhor Actriz pela obra Familiar Touch, de Sarah Friedland, ainda sem data de estreia em Portugal. A NSFC existe há 60 anos e é composta por mais de 60 críticos dos Estados Unidos.
Prémios e reacções
A lista de distinções da NSFC reforça o momentum de Anderson na corrida aos maiores galardões internacionais, com o filme já a somar múltiplas condecorações em outros organismos críticos. O conjunto de prémios não distingue entre filmes norte-americanos e estrangeiros.
Entre na conversa da comunidade