Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

REN: consumo diário de eletricidade atinge recorde histórico

Consumo diário de eletricidade atinge novo máximo histórico de 192,3 GWh, com frio prolongado a pressionar a rede e renováveis a sustentar o fornecimento

Telinha
Por
Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • O consumo diário de eletricidade em Portugal atingiu 192,3 GWh na quinta-feira, um novo máximo histórico, segundo a REN.
  • Na semana, terça-feira registou 186,2 GWh e quarta-feira 188,1 GWh, mantendo a tendência de recordes diários.
  • As temperaturas muito baixas contribuíram para a sequência de recordes no Sistema Elétrico Nacional.
  • Em 2025, o consumo atingiu 53,1 TWh, o maior valor de sempre, 3,2% acima do ano anterior (ajustado +2,3% pela temperatura e dias úteis).
  • A produção renovável foi de 37 TWh, correspondendo a 68% do consumo, próximo dos 70% verificados no ano anterior.

O consumo diário de eletricidade em Portugal atingiu um novo máximo histórico na quinta-feira, 8 de janeiro, com 192,3 GWh, segundo dados da REN divulgados hoje. O recorde sucede a consumos anteriores de 186,2 GWh na terça-feira e 188,1 GWh na quarta-feira, mantendo a tendência de subida em dias de temperaturas muito baixas.

A REN confirma que a sequência de recordes diários é inédita e ocorre num contexto de tempo frio. O IPMA chegou a colocar nove distritos sob aviso amarelo no fim de semana, mas esses avisos foram depois retirados.

Em termos anuais, o consumo elétrico abastecido pela rede pública atingiu em 2025 o valor mais alto de sempre no Sistema Elétrico Nacional, com 53,1 TWh, 3,2% acima de 2024. A produção renovável fixou-se em 37 TWh, representando 68% do consumo, alinhada com valores próximos aos 70% do ano anterior, mesmo com restrições técnicas para garantir a segurança do sistema.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais