- No dia 10 de dezembro, em Lisboa, realiza-se a conferência “Espaço Cívico Angola no e Português” na Sala Monsanto do ISCSP.
- O evento assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos e reúne ativistas, académicos e especialistas angolanos e portugueses para debater a ação cívica nos dois países.
- Será lançado o “Manual de Direitos Humanos”, obra coletiva com contributos de mais de 50 autores de Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Portugal.
- O livro oferece uma visão multidisciplinar dos direitos humanos no espaço lusófono, refletindo diversas realidades e áreas de actuação.
- O encontro incluirá diálogos entre autores inspirados nos jangos angolanos; o ISCSP participa na organização como parte da parceria entre instituições portuguesas e angolanas.
O Mosaiko — Instituto para Cidadania vai assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos com uma conferência em Lisboa. O evento acontece a 10 de dezembro, na Sala Monsanto do ISCSP, e aborda o tema Espaço Cívico Angola no e Português.
Reunirá ativistas, académicos e especialistas angolanos e portugueses para debaterem os desafios atuais da ação cívica nos dois países. A iniciativa inclui o lançamento do Manual de Direitos Humanos.
Durante a conferência, alguns autores do manual vão participar em diálogos inspirados nos jangos angolanos, promovendo uma conversa aberta sobre o estado dos direitos humanos e os caminhos para o futuro.
O diretor-geral do Mosaiko, Júlio Candeeiro, explica que a ideia é reunir várias vozes para descrever os direitos humanos a partir de diferentes perspetivas. O manual agrega contributos de mais de 50 autores.
A organização conta com o apoio do ISCSP, reforçando a parceria entre instituições portuguesas e angolanas na promoção da cidadania, inclusão e defesa dos direitos fundamentais.