- A Agência Espacial Europeia anunciou que três astronautas, de Itália, França e Alemanha, viajarão até a estação orbital da Lua, Gateway, no âmbito do programa Artemis da NASA.
- O primeiro voo será de um astronauta alemão, segundo o diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, durante o Conselho Ministerial em Bremen.
- A ESA destacou que a escolha reconhece a participação dos três países no desenvolvimento de componentes do programa lunar, incluindo módulos da nave Orion e da Gateway.
- A NASA planeia enviar humanos de volta à Lua em 2026, com posterior passagem à superfície em 2027, incluindo a primeira mulher e o primeiro homem negro.
- Desde 1972 não há missões lunares tripuladas.
A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que três astronautas europeus, de Itália, França e Alemanha, viajarão até à estação orbital Gateway, no âmbito do programa Artemis da NASA. O anúncio foi feito hoje, durante o Conselho Ministerial da ESA em Bremen. O objetivo é contribuir com módulos do programa lunar, nomeadamente para a nave Orion e para Gateway.
O diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, destacou que a escolha valoriza o envolvimento dos três países no desenvolvimento dos componentes do programa. Também esteve presente a ministra alemã da Investigação, Tecnologia e Espaço, Dorothee Bär. O primeiro voo está designado para um astronauta alemão.
Participação europeia no Artemis
A ESA assegura três voos através da cooperação com a NASA, reforçando a presença europeia no retorno humano à Lua. Ártemis pretende enviar novamente humanos à superfície lunar em 2027, com foco na diversidade de género e de origens. Desde 1972 não há missão lunar tripulada.