- O Clio VI da Renault chega com três motorizações novas: 1.2 Turbo a gasolina de 115 cv (manual de seis velocidades ou automática), Eco-G 120 EDC a GPL de 120 cv com depósito de 50 litros, e o E-Tech full-hybrid 1.8 com 160 cv, 1,4 kWh e caixa multimodo de até 15 combinações, apresentado no Estoril.
- A bagageira passa a 319 litros, com a base da moldura da porta 4 cm mais baixa, e o comprimento aumenta para 4,12 metros, reforçando a presença da dianteira.
- O interior mantém o padrão Renault, com um ecrã duplo em forma de “V” e Google (Gemini chega em 2026), teclas físicas sob o ecrã e botão de ignição.
- Preços anunciados: Esprit Alpine a 28 990 €, TCe Evolution a 21 990 €; o Eco-G 120 EDC chega em meados de 2026, sem preço definido.
- Em Portugal, o híbrido PHEV enfrenta regime fiscal considerado desfavorável, com imposto elevado em relação às versões a gasóleo ou GPL, apesar de menos emissões.
O Clio VI da Renault apresenta uma evolução estética marcante, com o comprimento aumentando para 4,12 m. A frente ganha presença, jantes até 18 polegadas e um interior com ecrã duplo em formato “V”, mantendo teclas físicas sob o ecrã e botão de ignição. A transição ambiental inclui o abandono do Diesel pela oferta a GPL.
Na apresentação, foram anunciadas três motorizações novas: GPL Eco-G 120 EDC, gasolina 1.2 Turbo 115 cv com caixa manual de 6 velocidades ou automática; e o E-Tech full-hybrid 1.8 com 160 cv, 1,4 kWh e 49 cv elétrico, com uma caixa multimodo de 15 combinações. A bagageira cresce para 319 litros e a moldura fica 4 cm mais baixa.
Motores e disponibilidade
A Renault esclarece que o Clio VI abandona o Diesel, passando a GPL e motores a gasolina. O lançamento internacional decorreu no Estoril, com o Eco-G 120 EDC previsto para meados de 2026, ainda sem preço definido. O E-Tech Hybrid aparece na versão Esprit Alpine, a partir de 28 990 €.
Preços e enquadramento ambiental
O Clio VI mantém a base de preço a partir de 21 990 €, para a versão TCe Evolution. O híbrido PHEV enfrenta custos de imposto elevados em Portugal, o que pode limitar a adesão, apesar de reduzir emissões e oferecer operação em modo elétrico em parte significativa do tempo.
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