- A estação de metro de Santa Apolónia fica encerrada por cerca de seis meses a partir de janeiro ou fevereiro de 2026, devido ao Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL).
- A obra arrancará no terreno com a tuneladora H2O, para o segundo túnel do PGDL, ligando Beato a Chelas, num percurso de cerca de um quilómetro.
- O Metropolitano de Lisboa ficará inoperacional entre as zonas de Terreiro do Paço e Santa Apolónia durante o período de obras.
- O serviço dos comboios da CP mantêm-se, com medidas de mobilidade alternativas a cargo da Carris para facilitar a circulação.
- O PGDL tem um investimento total de cerca de 250 milhões de euros; o primeiro túnel Campolide–Santa Apolónia já foi concluído em julho de 2024.
A estação de metro de Santa Apolónia, em Lisboa, ficará encerrada por cerca de seis meses a partir de janeiro ou fevereiro de 2026, devido às obras do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL). O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Câmara Municipal de Lisboa.
A decisão acompanha a decalagem de cronogramas de obras, ainda em avaliação pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que está a finalizar os cálculos técnicos para o início das escavações com a tuneladora H2O.
O segundo túnel do PGDL liga Beato a Chelas, num traçado de aproximadamente 1 quilómetro, com o objetivo de melhorar a drenagem da cidade.
O que vai acontecer e porquê
A obra envolve a passagem do túnel próximo ao corredor do Metropolitano, tornando impraticável a circulação no trecho entre Terreiro do Paço e Santa Apolónia. O município assegura que a mobilidade será assegurada por CES e pela Carris, com alternativas de transporte público para quem puder evitar o percurso.
Quem está envolvido
A iniciativa é liderada pela Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com o Governo e o operador CP para manter os serviços de comboios. O presidente da Câmara, Carlos Moedas, destacou a importância da intervenção para evitar inundações na capital.
Quando e onde
O fechamento afeta a estação Santa Apolónia, no centro de Lisboa, durante cerca de seis meses a partir de jan/fev de 2026. O Metropolitano ficará inoperacional nesse troço entre Terreiro do Paço e Santa Apolónia, durante a fase mais crítica das escavações.
Planos de mobilidade
Serão implementadas rotas alternativas com reforço de serviços da Carris para facilitar a circulação na área. A CP manterá o serviço de comboios, a par do funcionamento normal de outras linhas, com desvios que não afetem a ligação principal entre Santa Apolónia e as zonas adjacentes.
Dados do projeto
O primeiro túnel do PGDL, Campolide-Santa Apolónia, ficou concluído em julho de 2024. O segundo túnel, cuja construção teve início no terreno com a tuneladora H2O, integra o conjunto de intervenções previstas. O investimento total aproxima-se dos 250 milhões de euros.
Perspetivas e cronograma
O cronograma inicial apontava para a conclusão total do PGDL em 2025, com o segundo túnel estimado para final de 2026. O projeto visa captar águas de pontos altos da cidade, recorrendo a vários pontos de captação ao longo do trajeto, até o Tejo, para reduzir cheias e inundações.