Em Alta desportofutebolpessoasinternacionaisnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Obras milionárias na ferrovia em Vendas Novas, longe de Lisboa

Consignação de 120 milhões de euros para a modernização da Linha de Vendas Novas, 69 quilómetros que fortalecem a ligação entre Sines e a Europa

Telinha
Por
Diário do Distrito
0:00 0:00
  • A Infraestruturas de Portugal aprovou o arranque da modernização da Linha de Vendas Novas, um investimento total de 204 milhões de euros em transporte de mercadorias.
  • A obra consignada representa 120 milhões de euros e tem início de intervenção para reforçar a ligação entre o Porto de Sines, plataformas logísticas nacionais e o mercado europeu.
  • O projeto tem duração de 48 meses e abrange 69 quilómetros de linha, incluindo modernização da infraestrutura, estações, sinalização e telecomunicações.
  • Visa aumentar a capacidade de circulação de mercadorias, melhorar cruzamentos de comboios e melhorar a eficiência logística, alinhando-se com descarbonização e interoperabilidade ferroviária.
  • A linha liga Setil a Vendas Novas, atravessando vários concelhos, e pretende reduzir a pressão sobre a rede de Lisboa, evitando constrangimentos na Ponte 25 de Abril e na Linha de Cintura.

A Infraestruturas de Portugal deu luz verde ao arranque da modernização da Linha de Vendas Novas, um eixo-chave de mercadorias. O investimento total soma 204 milhões de euros, com a consignação de 120 milhões já definida.

A cerimónia de consignação teve lugar em Vendas Novas e contou com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, o presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, e o presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Ricardo Videira. A presença sublinha a relevância estratégica do projeto.

O projeto tem um prazo de 48 meses e abrange 69 quilómetros de linha, incluindo a modernização integral da infraestrutura, estações, sistemas de sinalização e telecomunicações. O objetivo é aumentar a capacidade de circulação de mercadorias e facilitar o cruzamento entre comboios.

O que muda

A obra prevê a substituição da superestrutura de via, com novas travessas de betão e carril 60 E1, bem como a renovação das estações técnicas de Muge, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal. Estações adicionais ao longo do traçado serão modernizadas.

Serão também executados trabalhos de terraplanagem, drenagem, reperfilamento de taludes, passagem hidráulicas e intervenções em pontões metálicos. No âmbito da segurança, serão encerradas seis passagens de nível e construídas quatro passagens superiores.

A Linha de Vendas Novas liga Setil, na interface com a Linha do Norte, a Vendas Novas, onde se cruza com a Linha do Alentejo. Percorre Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montijo, Montemor-o-Novo e Vendas Novas, servindo exclusivamente mercadorias e evitando Lisboa.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais