- Onze distritos de Portugal continental estão em aviso laranja por neve e agitação marítima, segundo o IPMA; neve prevista até às 9h nos distritos de Braga, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, com vias condicionadas ou interditas e danos em estruturas ou árvores.
- Na Serra da Estrela, acessos aos pontos mais altos estão cortados, conforme notícia do IPMA.
- O aviso laranja para agitação marítima abrange sete distritos — Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo — com ondas de noroeste entre cinco e seis metros e altura máxima de dez metros, válido até às 12h deste domingo.
- O inverno começou com previsão de chuva, queda de neve e temperaturas máximas entre quatro e catorze graus Celsius, de acordo com o IPMA.
- Uma massa de ar polar marítima pode fazer a neve ocorrer a cotas mais baixas e trazer temperaturas perto ou abaixo de zero no interior Norte e Centro.
O IPMA anunciou que este domingo o inverno começou com neve e agitação marítima, emitindo alertas laranja para 11 distritos da região continental. A queda de neve pode deixar vias condicionadas ou interditas e provocar danos em estruturas e árvores.
Os distritos em alerta para neve são Braga, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, com previsão de neve até as 9h. A Serra da Estrela está com acessos aos pontos mais altos cortados, conforme a SIC Notícias.
Além disso, o IPMA estendeu o aviso laranja à agitação marítima em sete distritos, com ondas de noroeste entre cinco e seis metros e altura máxima de 10 metros, até às 12h. Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo face à condição.
O IPMA explica que o aviso laranja indica risco moderado a elevado, enquanto o amarelo ocorre para determinadas atividades dependentes do tempo. O início do inverno traz chuva, neve e temperaturas entre 4 e 14 graus Celsius em média.
Portugal continental será afetado por massa de ar polar marítima, provocando neve a cotas mais baixas e temperaturas perto de zero no Norte e Centro interior. Os próximos dias deverão manter regime frio e instável, com possibilidade de retorno de precipitação.
Entre na conversa da comunidade