- O IPMA prevê neve acima de 1.400/1.600 metros a partir da tarde de sábado, descendo até cerca de 600 metros no domingo, com acumulações entre 5 e 15 cm e, nos pontos mais altos, acima de 20–30 cm.
- A situação deve-se a uma vasta região depressária entre a Islândia e a Península Ibérica, com transporte de massa de ar polar marítima para o continente a partir de sábado.
- As temperaturas mínimas devem ficar próximas de 0°C ou abaixo no interior norte e centro; as máximas variam entre 10 e 16°C, sendo inferiores a 10°C no interior.
- Pode haver gelo nas estradas nas regiões mais elevadas e haverá agitação marítima com ondas de noroeste entre 4 e 6 m.
- A precipitação inicia na sexta-feira com chuva no litoral, generalizando-se a partir de sábado em aguaceiros; há possibilidade de granizo no Norte e Centro.
Portugal continental deverá enfrentar, este fim de semana, uma massa de ar polar marítima entre Islândia e Península Ibérica. A chuva pode transformar-se em neve a cotas mais baixas, com temperaturas a descer perto de 0°C no interior Norte e Centro.
O IPMA descreve uma depressão extensa que abrange a área entre a Islândia e a Península Ibérica. A situação implica passagem de frentes frias e transporte de ar polar sobre o território a partir da tarde de sábado, com precipitação mais intensa no litoral a Oeste inicialmente.
Condições previstas
A sexta-feira deve registar precipitação moderada a forte, com melhoria gradual a partir da madrugada de sábado no litoral oeste para o interior. A partir da tarde, a precipitação torna-se fraca e pouco frequente, estendendo-se às regiões limítrofes.
Detalhes da neve e temperaturas
A neve estará acima de 1400/1600 metros na tarde de sábado, com descida para 800/1000 metros. No domingo, a cota pode descer a 600 metros. Entre 5 e 15 cm é esperada nas serras, podendo exceder 20-30 cm nos picas mais altos como Serra da Estrela, Gerês, Larouco, Alvão/Marão e Montemuro.
As temperaturas mínimas poderão ficar próximas ou abaixo de 0°C no interior Norte e Centro, com máximas entre 10 e 16°C. Em áreas costeiras do Centro e Sul, os valores máximos devem ser mais elevados. Condições de gelo podem ocorrer nas estradas das regiões montanhosas.
Emissões e agitação marítima
A agitação marítima será forte na costa ocidental, com ondas de noroeste entre 4 e 6 metros. O IPMA alerta para a probabilidade de gelo em vias de alto cotovelo, especialmente no Norte e Centro. O cenário meteorológico mantém-se estável até ao domingo.
Entre na conversa da comunidade