- Entre os incidentes registados, houve 61 quedas de árvores, 3 movimentos de massas, 7 ações preventivas de redução de risco, 4 sinalizações de perigo, 12 quedas de elementos de construção, 9 quedas de redes elétricas e 3 quedas de estruturas temporárias, com 27 ocorrências no Funchal, 22 em Machico e 19 em Santa Cruz.
- As autoridades indicam que todas as ocorrências foram prontamente resolvidas pelo patamar municipal.
- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou a costa norte da Madeira e o Porto Santo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima, até às 15:00 de hoje.
- A situação de forte precipitação e vento manteve a Madeira sob aviso laranja até domingo, com neve pontual esperada em zonas mais altas.
- No aeroporto Cristiano Ronaldo, dezenas de voos foram cancelados e não houve aterragens ou descolagens; apenas um voo da Ryanair tentou chegar e acabou por divergir.
Entre os incidentes registados, ocorreram 61 quedas de árvores, 3 movimentos de massas, 7 ações preventivas, 4 sinalizações de perigo, 12 quedas de elementos de construção, 9 quedas de redes elétricas e 3 quedas de estruturas temporárias. A maioria ocorreu no Funchal (27), seguido de Machico (22) e Santa Cruz (19). As autoridades locais indicaram que as ocorrências foram resolvidas ao nível municipal.
A Proteção Civil reforça que as situações já foram integralmente geridas pelos municípios, sem vítima relatada. O IPMA colocou a costa norte da Madeira e o Porto Santo sob aviso vermelho devido à agitação marítima.
Situação meteorológica e restrições de mobilidade
Atualização indica agravamento com precipitação forte, ventos intensos e neve pontual, mantendo a Madeira em aviso laranja até domingo. O arquipélago é afetado pela depressão Emília, com ventos fortes, queda de neve e chuva.
Impacto no transporte aéreo
O mau tempo condiciona, pelo segundo dia, as aterragens e descolagens no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo. De manhã, dezenas de voos foram_cancelados e não houve aterragens/descolagens. A Ryanair efetuou apenas uma operação divergente, vindo de Lisboa e regressando.
Perspetiva operacional
A ANA — Aeroportos de Portugal indica que quase todos os voos do dia estão cancelados. A população permanece sob orientação de autoridades para evitar deslocações não essenciais, mantendo-se atualizações frequentes sobre o estado do tempo e da infraestrutura.
Entre na conversa da comunidade