- IPMA emitiu aviso laranja para sete distritos do continente (Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga) entre as 06h de sexta e as 18h de sexta, passando a laranja até às 07h de sábado, com ondas de noroeste entre cinco a seis metros e pico máximo de 11 metros.
- Os distritos de Faro, Setúbal e Beja têm aviso amarelo entre as 09h de sexta e as 07h de sábado, devido à agitação marítima.
- A costa norte da Madeira e o Porto Santo está laranja entre as 14h de sexta e as 07h de sábado, com ondas entre cinco a seis metros e pico de até 12,5 metros; entre as 06h e as 14h de sexta é amarelo.
- O arquipélago da Madeira tem aviso amarelo entre as 03h e as 07h de sábado por vento forte com rajadas de 80 km/h (100 km/h nas zonas montanhosas).
- O IPMA explica que o amarelo indica risco para atividades dependentes do estado do tempo, e o laranja corresponde a risco moderado a elevado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos de agitação marítima para várias regiões de Portugal e para o arquipélago da Madeira. Os distritos com aviso laranja receberão alerta de risco moderado a elevado, com impactos na atividade marítima. Em pleno dia de sexta-feira, o cenário é de previsão de ondulação forte.
Zona de atuação e horários
Quatro grupos de distritos aparecem com diferentes níveis e horários. Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga terão aviso laranja das 06h de sexta-feira às 18h, passando a laranja até às 07h de sábado. Ondas de noroeste entre 5 e 6 metros estão previstas, podendo alcançar 11 metros de altura.
Faro, Setúbal e Beja ficam com aviso amarelo das 09h de sexta-feira às 07h de sábado, com risco para atividades dependentes do estado do mar. A costa norte da Madeira e o Porto Santo terá primeiro aviso amarelo, das 06h às 14h de sexta, e depois laranja das 14h de sexta às 07h de sábado, com ondas entre 5 e 6,5 metros e máximas até 12,5 metros.
A Madeira continental também receberá alerta amarelo entre as 03h e as 07h de sábado devido ao vento, com rajadas de até 80 km/h, chegando a 100 km/h nas zonas montanhosas. O IPMA esclarece que o laranja indica risco moderado a elevado e o amarelo, risco para atividades específicas dependentes do estado do tempo.
Entre na conversa da comunidade