- Em 17 de junho, o ministro da Presidência defendeu uma reestruturação profunda da RTP, com aposta no digital.
- O objetivo é uma reestruturação ampla da RTP, sem aumentar a Contribuição para o Audiovisual.
- O ministro afirmou no parlamento que a resposta é a reestruturação, não o aumento de apoio financeiro dos contribuintes.
- O foco é adaptar a RTP ao meio digital mantendo o financiamento público sem subir a contribuição dos contribuintes.
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, defendeu no Parlamento, a 17 de junho, uma reestruturação profunda da RTP. O foco é acelerar a transição digital e modernizar a gestão do serviço público de rádio e televisão.
A resposta, segundo o ministro, é uma restruturação e não um aumento da Contribuição para o Audiovisual dos contribuintes. A ideia é tornar a RTP mais eficiente sem onerar quem já financia o setor.
Leitão Amaro afirmou que a mudança deverá abranger governança, formato de atuação e investimento tecnológico. O objetivo é permitir uma oferta mais competitiva e sustentável no ambiente digital.
A intervenção ocorreu em plenário, com希 foco em clarificar que as medidas não implicam aumento de encargos para os cidadãos. O ministro reforçou a necessidade de equilíbrio entre investimento e responsabilidade orçamental.
Entre na conversa da comunidade