- Em Lisboa, as tarifas da água sobem 17 cêntimos por mês para a grande maioria dos clientes domésticos da EPAL a partir de 1 de janeiro de 2026.
- A atualização atinge cerca de 85% dos clientes, com consumo médio mensal de 7 m3 e contador até 25 mm.
- O aumento foi definido com base no índice harmonizado de preços no consumidor, conforme a ERSAR, que aprovou as tarifas para 2026.
- A EPAL destaca a Tarifa Social da Água, com descontos que podem chegar aos 93%, destinada a clientes mais carenciados.
- Existe também a Tarifa Familiar, para agregados com cinco ou mais pessoas.
A água em Lisboa vai ficar mais cara no próximo ano. A EPAL anunciou que as tarifas da água para a maioria dos consumidores vão ser atualizadas, em linha com o índice harmonizado de preços no consumidor, com vigência em 2026. A notícia foi comunicada pela empresa nesta terça-feira.
A partir de 1 de janeiro de 2026, a grande maioria dos clientes domésticos da EPAL verá um aumento de 17 cêntimos por mês. A atualização atinge cerca de 85% dos clientes, correspondendo a um consumo médio mensal de 7 m3 e contador até 25 mm.
A atualização foi aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que regula os tarifários. A EPAL explica que a atualização respeita o previsto pelo índice utilizado.
Tarifa Social e Tarifa Familiar
A EPAL lembra a existência de a Tarifa Social da Água, destinada a clientes carenciados, com descontos que podem chegar aos 93%. Existe ainda a Tarifa Familiar, dirigida a agregados com cinco ou mais pessoas.
Entre na conversa da comunidade