- A Ponte Maria Pia, monumento nacional e com o futuro em suspenso há mais de três décadas, deixou de receber comboios a 24 de Junho de 1991.
- Só na última década a Infra-estruturas de Portugal gastou perto de 55,2 mil euros em manutenção da travessia.
- Gaia quer que a travessia pedonal seja enquadrada num parque urbano e estenda o parque até junto da ponte, com o objetivo de criar um percurso para bicicletas e peões.
- Porto e Gaia mantêm conversas sobre o destino da ponte, incluindo uso do tabuleiro e acessos, mas sem uma solução definida.
- A IP afirma estar a analisar a proposta de Gaia, enquanto os autarcas indicam terem três anos para tratar do tema, num contexto de anúncio de nova ponte pedonal a jusante.
A Ponte Maria Pia, monumento nacional desde há décadas, permanece sem uso desde 24 de Junho de 1991, data em que pararam os comboios. O seu futuro continua em suspenso, com decisões adiadas por mais de 30 anos.
O IP (Infra-estruturas de Portugal) diz que mantém o monumento em vigilância, com custos de manutenção a cargo público. Só na última década, gastou cerca de 55,2 mil euros para preservar a travessia inaugurada em 1877.
Os autarcas do Porto e de Gaia têm mantido conversações sobre uma possível reabilitação da antiga ponte metálica, projectada por Eiffel e Seyrig. Contudo, ainda não há uma solução clarificada.
Elemento: posição dos municípios
O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, afirma que é prematuro definir soluções; diz que se estudam alternativas, incluindo o uso do tabuleiro para peões, bicicletas ou uso misto, bem como acessos.
Do lado de Gaia, Luís Filipe Menezes sinaliza que houve a primeira reunião entre autarcas após as eleições de 2025, mas que ainda aguarda ideias e projetos do Porto. A intenção é encontrar um caminho conjunto.
Gaia e o parque urbano
Gaia defende estender o Parque Maria Pia até perto da travessia e transformar a ponte num percurso para bicicletas e peões, integrado num parque urbano com cafés, esplanadas e restaurantes. A ideia já foi comentada ao longo de 2024 e 2025.
A IP afirmou à imprensa que está a analisar a proposta de Gaia para valorizar o traçado da Linha do Norte e o tabuleiro da ponte. O objetivo é clarificar o valor patrimonial e de mobilidade da estrutura.
Situação atual e próximos passos
A agenda municipal prevê, ainda, a construção de uma nova travessia pedonal sobre o Douro, entre a Ribeira e Gaia, anunciada na mesma altura em que se discutem soluções para a Maria Pia. As conversas têm sido descritas como preliminares e sem prazos definidos.
Ambos os municípios estimam ter três anos para avançar com uma solução. A IP mantém o papel central na gestão da ponte e no suporte técnico de qualquer projeto, independentemente da opção final.
Entre na conversa da comunidade