Em Alta Copa do Mundo futeboldesportoPortugalinternacionaisgoverno

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

O resto é silêncio: atualizações sobre o caso mantêm-se sem declarações

O divórcio expõe silêncio, mentiras e impacto familiar, enquanto a narradora confronta o passado e o peso dos mortos

Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • A narradora conta que Luís pediu o divórcio, o que a deixou momentaneamente fora da realidade, em choque e silêncio na casa onde viveram juntos há mais de vinte anos.
  • Luís dedica-se ao trabalho na empresa que criou, o que contribui para o afastamento e para o pedido de divórcio.
  • A filha Paulinha, grávida de cinco meses, visita todos os dias e pede que a mãe assine os papéis do divórcio por causa da saúde do neto que está por nascer; a narradora recusa-se a falar.
  • A mulher revela mentiras que dizia antes, especialmente sobre o passado com Luís e sobre Orlando, que morreu, deixando de falar nele desde então.
  • O presente diálogo sobre os mortos que amámos encerra com a referência ao resto é silêncio, como em Hamlet.

O resto é silêncio é uma crónica ficcional que descreve o que acontece quando Luís pede o divórcio. O narrador sente-se descentrado, como se a realidade se afastasse, e é confrontado com o fim de uma relação de longa data. O texto explora o impacto emocional imediato.

A narrativa revela que Luís, dedicado ao trabalho na empresa que criou, não sabe como responder ao pedido de separação. A protagonista fica em silêncio, em estado de choque, e recusa falar aos filhos e à neta que está prestes a nascer.

A situação complica-se com a gravidez de cinco meses da filha da narradora, a Paulinha, que pede que os pais regularizem o divórcio para a saúde do neto a nascer. A narradora admite não conseguir assinar os papéis neste momento.

Envolvidos

  • Narradora: esposa há muitos anos, que reage com silêncio e confissão de mentiras passadas.
  • Luís: marido, líder empresarial, que solicita o divórcio.
  • Paulinha: filha grávida, que pressiona pela regularização.

A protagonista revela ter mentido no início do relacionamento, dizendo ter sido o único homem importante. Confessa que se casou com Luís por outra razão, relacionada com a morte de Orlando, antigo interesse amoroso.

Contexto emocional

A autora reflecte sobre a gestão de segredos, memórias e perdas. Refere ainda a relação com o falecido Orlando, sem detalhar o que houve, apenas sugerindo ligações profundas que moldaram o passado.

O texto encerra com uma referência literária a Hamlet e ao fraseado o resto é silêncio, associando a temática do enredo à ideia de comunicação interrompida entre os vivos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais