- A primeira edição dos Prémios dos Fundos Europeus 2025 premiou cinco projetos e atribuiu o Prémio do Público (mais de 70 mil votos); a segunda edição já está anunciada para breve.
- Portugal + Inteligente ficou com CIMRLEIRIA.06.13, projeto do Município de Leiria que apresenta um sistema de informação em tempo real para mobilidade urbana.
- Portugal + Verde foi ganho pela Extensão da Linha Amarela do Metro do Porto, que inclui três novas estações e um parque de material e oficina.
- Portugal + Conectado ficou com Statio.Databox, solução que usa inteligência artificial para analisar dados em tempo real e prever falhas em frotas.
- Portugal + Social foi atribuído ao abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, para garantir acesso a medicamentos essenciais a quem não pode pagar.
O Convento de São Francisco, em Coimbra, recebeu a primeira edição dos Prémios dos Fundos Europeus 2025. A iniciativa, promovida pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, visa evidenciar o impacto dos fundos europeus no desenvolvimento social, económico e ambiental do país.
Ao todo estavam 213 candidaturas submetidas por entidades de norte a sul. Destas, 25 passaram à final, apresentando os seus projetos em pitches durante o evento.
Vencedores por categoria
Five prizes foram atribuídos a cinco projetos. CIMRLEIRIA.06.13, de Leiria, foi distinguido em Portugal + Inteligente pela solução de informação em tempo real para mobilidade urbana. O projeto integra uma plataforma de gestão integrada com acesso a transportes, estacionamento e mobilidade sustentável.
A Extensão da Linha Amarela do Metro do Porto, em Portugal + Verde, recebeu o galardão pela expansão que incluiu três novas estações e um parque de material, com apoio do PO SEUR.
A Statio.Databox venceu em Portugal + Conectado, com uma solução de IA que analisa dados em tempo real e antecipa falhas em frotas, promovendo manutenção preditiva. A solução já está implementada em milhares de veículos na Europa.
Em Portugal + Social, a Associação Dignitude foi premiada pelo programa abem: Rede Solidária do Medicamento, assegurando acesso a medicamentos essenciais a quem não tem capacidade financeira com apoio de autarquias e farmácias.
Por fim, em Portugal + Próximo dos Cidadãos, o Fundão MEDEIA, do Município do Fundão, reuniu mediadores locais para promover integração de migrantes, requerentes de proteção internacional e comunidades ciganas, com ações em educação, emprego e saúde.
Prémio do Público e menções honrosas
O Prémio do Público, com mais de 70 mil votos, foi para o Sistema de Videovigilância e Deteção Automática de Incêndios como Componente de Apoio à Decisão, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com apoio do PO SEUR.
Entre as menções honrosas destacam-se projetos como Smart Farm 4.0, ECOGRES, Ponte 516 em Arouca e iniciativas de Castro Marim ligadas a estruturas residenciais e de dia para alzheimer. A segunda edição dos Prémios dos Fundos Europeus já está anunciada para breve.
Entre na conversa da comunidade