- O SNS terá mais atividade nos fins de semana durante as tolerâncias de ponto de Natal e Ano Novo, conforme disse o diretor-executivo Álvaro Almeida.
- A distribuição de profissionais entre os dias mantém consultas, cirurgias prioritárias e atendimento a casos agudos, evitando o moroso encerramento da atividade.
- A redução de cirurgias ocorre apenas em atividade programada não prioritária ou em unidades no nível três de contingência, para garantir camas para internamentos urgentes.
- Hospitais como o Fernando da Fonseca enfrentam tempos de espera elevados devido lacunas nos cuidados primários e aumento da procura durante episódios epidémicos.
- Os hospitais devem assegurar profissionais suficientes para permitir altas nos dias de tolerância de ponto, incluindo 24, 26 e 31 de dezembro.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai manter mais atividade durante as tolerâncias de ponto de Natal e Ano Novo. A confirmação foi feita por Álvaro Almeida, durante uma visita ao Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia.
Segundo o diretor-executivo, a distribuição de profissionais ao longo de dias diferentes permite continuar a atender consultas, cirurgias prioritárias e casos agudos, evitando o encerramento total da atividade.
A redução de cirurgias acontece apenas em atividade programada não prioritária ou em unidades no nível três dos planos de contingência, onde a intervenção adicional é suspensa primeiro, para manter camas disponíveis para internamentos urgentes.
Álvaro Almeida reconheceu que alguns hospitais, como o Fernando da Fonseca, enfrentam tempos de espera elevados, persiste devido falhas nos cuidados primários e ao aumento da procura durante períodos epidémicos.
Medidas em vigor durante as tolerâncias
O SNS determinou que os hospitais assegurem profissionais suficientes para dar altas aos doentes nos dias de tolerância, incluindo 24, 26 e 31 de dezembro, garantindo a continuidade dos serviços essenciais.
Entre na conversa da comunidade