Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Membro do regulador nuclear japonês perde telemóvel com dados sensíveis na China

Perda de telemóvel com lista de contactos da Autoridade de Regulação Nuclear japonesa, no aeroporto de Xangai, aumenta preocupações de segurança no setor nuclear

Telinha
Por
Linha SOS Estudante recebe mais chamadas de adultos do que de alunos
0:00
Carregando...
0:00
  • A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão confirmou à Agência France-Presse a perda de um telemóvel profissional na China, que continha uma lista confidencial de contactos da divisão de segurança nuclear.
  • O incidente ocorreu no aeroporto de Xangai, a 3 de novembro, e o dispositivo não foi bloqueado nem os dados apagados, por já se encontrar fora de alcance.
  • A lista incluía nomes e contactos de membros da divisão de segurança nuclear da entidade reguladora, informação sensível que não é de acesso público.
  • O caso decorre num contexto de tensões entre Pequim e Tóquio, enquanto o Japão avança no objetivo de neutralidade carbónica para 2050 e na reativação de centrais nucleares.
  • A TEPCO procura aprovação final para reativar Kashiwazaki-Kariwa, a maior central do mundo, com 14 reatores já reativados; o telemóvel foi reportado às autoridades de proteção de dados em novembro.

No_registo: Perda de telemóvel com dados confidenciais envolve regulador nuclear japonês. O incidente ocorreu em novembro, alegadamente na China, e envolve uma lista de contactos da Autoridade de Regulação Nuclear. A investigação está a decorrer.

O telemóvel, de uso profissional, foi perdido no aeroporto de Xangai a 3 de novembro, durante o controlo de segurança. A ausência do dispositivo foi detetada três dias depois; não foi possível bloqueá-lo nem apagar remotamente os dados porque já estava fora de alcance.

Segundo um responsável não identificado da autoridade, a lista continha nomes e contactos da divisão de segurança nuclear, informação sensível e não acessível publicamente. O caso foi reportado às autoridades de proteção de dados em novembro.

Contexto diplomático

A notícia coincide com tensões entre Pequim e Tóquio, após declarações de uma líder japonesa sobre a possibilidade de intervenção militar em caso de agressão a Taiwan. O tema sobe à tona quando o Japão avança com políticas energéticas.

Paralelamente, a TEPCO busca aprovação final para reativar Kashiwazaki-Kariwa, a maior central nuclear do mundo, encerrada após Fukushima em 2011. O Japão tem vindo a reativar reatores para cumprir metas de neutralidade carbónica até 2050.

O país avança na reativação de instalações nucleares, com 14 reatores já em funcionamento. O incidente do telemóvel levanta, porém, preocupações sobre a segurança da informação no setor nuclear japonês, num momento de mudança energética.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais