- Em dezembro de 2025, o Comando Distrital da Guarda registou 54 ocorrências criminais na sua área, com maior incidência em burla (12), violência doméstica (10) e crimes contra a integridade física (9).
- Registaram-se 20 acidentes de viação, com cinco feridos leves e danos materiais.
- Foram efetuadas 11 detenções: cinco homens entre 23 e 79 anos por condução com taxa de álcool no sangue entre 1,24 e 1,87 g/l; um homem de 22 por condução sem habilitação; um homem de 31 por imigração ilegal; um homem de 28 por resistência e coação sob funcionário; e três mulheres entre 32 e 51 por mandado de detenção.
O Comando Distrital da PSP apresentou o balanço de dezembro de 2025. Entre 1 e 31 de dezembro, na área de atuação, foram registadas 54 ocorrências criminais. O relatório detalha tipos de crimes, incidentes de viação e detenções. Os dados cobrem ações desenvolvidas no mês.
Foram registadas 20 ocorrências de viação, com 5 feridos leves e danos materiais. As autoridades resistem a situações de condução sob orientação inadequada, avaliando impactos no trânsito local e na segurança rodoviária da área.
Ao longo do mês, ocorreram 11 detenções. Entre os detidos, destacam-se cinco homens (23 a 79 anos) por condução com alcoolémia entre 1,24 e 1,87 g/l, e um homem de 22 anos por condução sem habilitação. Outras detenções incluem imigração ilegal e resistências a agentes.
Balanço por tipologia de crime
Foi registada uma distribuição de ocorrências criminais entre várias tipologias: violência doméstica (10), crimes contra a integridade física simples (9), difamação, calúnias e injúrias (4), ameaça e coação (4). Furtos de edifício comercial (1) e de veículo motorizado (3) surgem no total, assim como furtos de oportunidade (3) e furto de carteirista (1). Houve 2 registos de danos diversos e 12 de burla. Crimes contra património (2), crimes contra a vida em sociedade (1) e crimes contra o estado (2) também constam no relatório.
Detenções e perfis
Entre os detidos, a PSP apreendeu cinco homens com idades entre 23 e 79 anos por condução perigosa com alcoolemia elevada. Um homem de 31 anos foi detido por resistência e coação a funcionário. Três mulheres, entre 32 e 51 anos, tinham mandado judicial de detenção.
Entre na conversa da comunidade