- A Guarda Nacional Republicana apreendeu 432 botijas de óxido nitroso na portagens de Paderne, da Autoestrada 2, em Albufeira, Algarve, que se dirigiam a Espanha.
- A operação ocorreu na quinta-feira, no âmbito de uma fiscalização rodoviária em conjunto com o Destacamento de Trânsito de Faro.
- Não foi apresentada prova de que a substância destinasse a fins industriais ou farmacêuticos, nem autorização da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED).
- Identificado ficou um homem de 27 anos, sócio da empresa responsável pelo transporte das botijas, com auto de contraordenação.
- As botijas apreendidas e o auto de contraordenação vão ser encaminhados para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, conhecido como droga do riso, nas portagens de Paderne, na A2, em Albufeira, no Algarve. O material estava a ser transportado com destino a Espanha e foi detetado durante uma ação de fiscalização rodoviária, realizada com o Destacamento de Trânsito de Faro.
No interior do veículo, não foi apresentada prova de que a substância se destinava a fins industriais ou farmacêuticos, nem autorização da INFARMED para uso autorizado. Assim, as botijas foram apreendidas pelas autoridades.
Foi identificada também uma pessoa de 27 anos, sócio da empresa responsável pelo transporte das botijas, que teve um auto de contraordenação emitido. Os itens apreendidos e o auto de contraordenação serão encaminhados para a ASAE, para avaliação adicional.
O óxido nitroso é uma substância psicoativa associada a efeitos euforizantes, analgésicos e ansiolíticos. A GNR alerta, contudo, para potenciais danos com consumo prolongado, incluindo alterações na memória e danos neurológicos.