- Há uma década, as secretas portuguesas enviaram uma carta ao Ministério Público acusando um espião de colaborar com os russos.
- Seis meses depois, em Roma, o agente do Serviço de Informações de Segurança foi detido em flagrante a vender segredos de Estado e da NATO a um espião russo.
- O episódio do Expresso da Manhã reúne Paulo Baldaia a entrevistar Hugo Franco, com jornalistas da redação, correspondentes internacionais e comentadores.
- A história do espião que gostava do frio é recordada na revista do Expresso e serve de base para este episódio de domingo.
- O podcast diário traz a análise de notícias da redação, de segunda a sexta-feira, com leitura diária para os ouvintes.
Há dez anos, os serviços secretos portugueses enviaram ao Ministério Público uma carta a acusar um espião de colaborar com os russos. Seis meses depois, em Roma, o agente do SIS foi detido em flagrante a vender segredos de Estado e da NATO a um espião russo.
O episódio do Expresso da Manhã traz uma entrevista de Paulo Baldaia a Hugo Franco, recordando a história do agente que gostava do frio. O programa junta jornalistas da redação, correspondentes internacionais e comentadores para a análise diária.
Análise do episódio
No podcast, a equipa do Expresso junta-se aos relatos para esclarecer o que motivou as ações e como se desenrolaram as investigações, sem juízos de valor.
Ao longo do episódio, o foco recai sobre o contexto histórico da contra-espionagem em Portugal e sobre as consequências políticas e de segurança interna associadas a estes casos, com verificação de dados na base de fontes oficiais.
Entre na conversa da comunidade