Em Alta Copa do Mundo futeboldesportoPortugalinternacionaisgoverno

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lar com funcionária com marido infetado gerou surto: 109 utentes, 18 mortos

Funcionária de um lar continuou a trabalhar após o marido ter testado positivo; surto infetou 109 utentes e provocou 18 óbitos

Funcionária de lar com marido infetado com Covid-19 continuou a trabalhar. Surto infetou 109 utentes e matou 18
0:00
Carregando...
0:00
  • Funcionária de um lar continuou a trabalhar mesmo sabendo que o marido tinha testado positivo à Covid-19, o que contribuiu para a propagação do vírus entre utentes e funcionários.
  • O surto no lar infetou 109 utentes e levou à morte de 18 idosos, com o aparecimento de sintomas e testes positivos a destacar-se entre os residentes.
  • As autoridades de saúde anunciaram uma investigação para apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades.
  • O lar tem sido alvo de críticas pela gestão, condições de higiene e cuidados prestados, agravadas ao longo da pandemia por denúncias de negligência.
  • O Ministério Público já foi informado e poderá avançar com ações legais contra os responsáveis, se se confirmar negligência ou incumprimento de normas.

O episódio ocorreu num lar de idosos, onde uma funcionária continuou a trabalhar após confirmar que o marido estava infetado com Covid-19. O surto no espaço levou à infeção de 109 utentes e provocou 18 óbitos entre os residentes.

A funcionária soube do diagnóstico do marido, porém manteve-se em serviço. A continuidade no atendimento contribuiu para a transmissão entre utentes e colegas de trabalho. Atenção especial foi dirigida à gestão do lar.

As autoridades de saúde detetaram o surto após utentes apresentarem sintomas e testarem positivo. Foi aberta uma investigação para apurar responsabilidades e eventuais falhas nas normas de higiene.

Reação institucional

O lar enfrenta críticas pela forma de gestão e pelas condições de higiene e cuidado. A direção diz ter tomado medidas para conter o surto e colabora com as autoridades, mas a controvérsia persiste.

O Ministério Público foi informado e poderá avançar com ações legais caso se verifiquem negligências ou incumprimentos de normas de segurança. O caso reacende o debate sobre proteção de idosos em lares.

A denúncia de uma funcionária revelou detalhes do surto e das condições do lar. O caso tornou-se público e gerou debates sobre responsabilidades institucionais e proteção de utentes em tempos críticos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais