- A Unidade Local de Saúde da Lezíria ativou o Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde, ficando em alerta amarelo (nível 1) devido às temperaturas previstas.
- O objetivo é minimizar o impacto das temperaturas extremas na saúde, assegurar a continuidade dos cuidados e manter a capacidade de resposta dos serviços, com especial atenção a grupos vulneráveis.
- As medidas passam pela reorganização da atividade nos cuidados de saúde primários e hospitalares, reforço da monitorização da atividade assistencial e avaliação contínua da capacidade de resposta.
- A população é orientada a beber água regularmente, permanecer em locais frescos, vestir roupa leve, manter habitações climatizadas ou ventiladas e evitar exposição solar nas horas mais quentes.
- Reforça-se a vigilância de pessoas vulneráveis e a colaboração de familiares e cuidadores, com recurso aos cuidados de saúde primários para doenças não emergentes, quando adequado.
A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) ativou o Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde, mantendo-se em alerta amarelo devido às temperaturas previstas para os próximos dias. A medida visa prevenir impactos na saúde pública e assegurar a continuidade de cuidados.
O objetivo é minimizar efeitos das temperaturas extremas, protegendo a população e mantendo a capacidade de resposta dos serviços. O foco recai sobre grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, doentes crónicos e pessoas isoladas.
Entre as ações estão a reorganização da atividade programada nos cuidados de saúde primários e hospitalares, o reforço da monitorização da atividade assistencial e a avaliação contínua da capacidade de resposta.
Recomendações à população
A população é incentivada a adotar medidas de autoproteção, beber água regularmente, mesmo sem sede, e permanecer em locais frescos, climatizados ou bem ventilados. Evitar exposição solar e esforços físicos durante as horas mais quentes.
Utilizar vestuário leve e de cores claras, manter habitações frescas com janelas fechadas de dia e arejar à noite, e reforçar a vigilância e hidratação de pessoas vulneráveis são recomendações-chave.
A unidade de saúde destaca a importância da colaboração de familiares, cuidadores e vizinhos no acompanhamento de quem está em maior risco durante o calor intenso. Sempre que clinicamente adequado, recorrer aos cuidados de saúde primários para situações de doença aguda não emergente para reduzir a pressão nas urgências.
A ULS Lezíria foi questionada pela Lusa sobre pedidos de socorro ligados ao calor ou aumento de afluência às urgências; até ao momento, não houve resposta.
Entre na conversa da comunidade