Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Mais da metade das primeiras consultas em 2025 no SNS fora do tempo adequado

Mais de metade das primeiras consultas de 2025 no Serviço Nacional de Saúde ocorreram fora do tempo adequado; urgências recuaram 11 p.p. e ter médico de família caiu de 91% para 79%

Telinha
Por
Projecto de urgências referenciadas está implementado em 27 unidades locais de saúde
0:00
Carregando...
0:00
  • Em 2025, mais de metade das primeiras consultas no SNS foram feitas fora do tempo considerado adequado.
  • O relatório Acesso a Cuidados de Saúde 2025 aponta uma descida de 11 pontos percentuais na procura de urgências nos últimos dois anos.
  • A probabilidade de um utente ter médico de família caiu de 91% para 79%.
  • O estudo analisa tendências de acesso aos cuidados primários e urgências em Portugal.

O SNS registou que, em 2025, mais da metade das primeiras consultas foi realizada fora do tempo considerado “adequado” para os cuidados urgentes. O dado consta no relatório Acesso a Cuidados de Saúde 2025, divulgado pelas entidades competentes.

A procura de urgências baixou 11 pontos percentuais nos últimos dois anos, segundo o mesmo relatório. A redução reflete alterações na procura de atendimento prioritário e no funcionamento do sistema de urgência.

A probabilidade de um utente ter médico de família caiu de 91% para 79%, também conforme o estudo. O indicador aponta para uma menor cobertura de médico de família entre a população.

O relatório aponta ainda que o projeto de urgências referenciadas está implementado em 27 unidades locais de saúde. A implementação visa melhorar a ligação entre serviços de urgência e atendimento básico, reduzindo tempos de espera.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais