- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai receber o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na primeira semana de fevereiro.
- O contacto foi feito por telefone esta semana para aliviar tensões relacionadas com uma possível intervenção militar em Bogotá.
- Trump afirmou, numa mensagem na Truth Social, que o encontro será muito benéfico para a Colômbia e para os Estados Unidos, e que é necessário impedir a entrada de cocaína e outras drogas nos EUA.
- A reunião surge na sequência de Petro ter alertado que pode recorrer às armas que deixou para trás no passado guerrilheiro, em resposta às supostas ameaças.
- Trump admitiu a possibilidade de repetir uma operação militar na Venezuela, que resultou em cem mortes e na captura do então presidente Nicolás Maduro, dizendo que o país está “muito doente” e governado por alguém que gosta de produzir cocaína.
O Presidente dos Estados Unidos vai receber o homólogo colombiano na primeira semana de fevereiro, no Salão Oval, na Casa Branca. O encontro ocorre após uma conversa telefónica entre os dois líderes, destinada a aliviar tensões ligadas a uma possível intervenção militar em Bogotá.
Trump afirmou, numa publicação na Truth Social, que o encontro poderá trazer benefícios para os dois países, destacando a necessidade de impedir a entrada de cocaína e outras drogas nos EUA. O líder norte-americano revelou ainda que aguarda o encontro com Gustavo Petro com interesse.
Tensões, Venezuela e tráfico de drogas
A reunião é antecedida por uma troca de mensagens sobre a Venezuela e o tráfico de drogas. Petro alertou que pode recorrer a medidas fortes em resposta a what chamou de ameaças ilegítimas, caso não haja alterações na postura de Washington.
Trump indicou a possibilidade de repetir uma operação militar apresentada como similar à de um episódio anterior na Venezuela, que resultou em várias mortes e na captura de Nicolás Maduro. O Presidente norte-americano criticou o regime venezuelano, associando-o à produção de cocaína destinada aos EUA.
Entre na conversa da comunidade