- A imprensa local é fundamental para o pluralismo e o poder local democrático, com o jornalismo de proximidade a recolher vozes muitas vezes à margem.
- O espírito de Abril é associado às redações locais, que preservam memória democrática e promovem os valores fundadores do 25 de Abril.
- O júri do Prémio Pecuniário avaliou cerca de seis dezenas de conteúdos sobre o 25 de Abril.
- Prémios atribuídos: 1.º lugar, 2.500 euros, ao Jornal do Centro (Viseu); 2.º lugar, 1.500 euros, ao Jornal do Médio Tejo (Tramagal/Abrantes); 3.º lugar ex aequo, 500 euros, para Notícias de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar) e Praça Alta (Almeida); Menção Honrosa para Notícias de Fafe.
- Os trabalhos premiados evidenciam investimento, rigor documental e compromisso com os valores de Abril.
Na cerimónia associada às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, foram atribuídos os Prémios Pecuniários promovidos pela Comissão. O júri apreciou cerca de seis dezenas de conteúdos jornalísticos sobre o 25 de Abril.
A obra premiada evidencia investimento, rigor documental e compromisso com os valores de Abril, conforme salientado pela Comissária Executiva. O objetivo é valorizar o jornalismo regional e local que sustenta o pluralismo democrático.
Durante a cerimónia, reforçou-se a importância da imprensa local para a memória democrática e para o espaço público, em contexto de combate à desinformação. O funcionamento do prêmio foi descrito como essencial para a educação cívica.
Resultados dos prémios
- 1.º lugar: 2.500 euros – Jornal do Centro (Viseu)
- 2.º lugar: 1.500 euros – Jornal do Médio Tejo (Tramagal / Abrantes)
- 3.º lugar ex aequo: 500 euros – Notícias de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar) e Praça Alta (Almeida)
- Menção Honrosa: Notícias de Fafe
Entre na conversa da comunidade