- O SRPC Madeira registou até às 12h00 de sábado 185 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas.
- Esses acontecimentos envolveram 422 operacionais e 192 meios técnicos, incluindo 107 quedas de árvores, cinco movimentos de massas, 15 ações preventivas de redução de risco, 12 sinalizações de perigo, 16 quedas de elementos de construção, 19 quedas de redes elétricas, três quedas de estruturas temporárias e oito remoções de elementos em perigo.
- Das ocorrências, 54 foram no Funchal, seguidas por Santa Cruz (37), Machico (34), Calheta (16), Ribeira Brava (14), Câmara de Lobos (11), Santana (5), Porto Santo (4), Porto Moniz (4), São Vicente (4) e Ponta do Sol (2); todas foram resolvidas pelo patamar municipal.
- O IPMA colocou a costa norte da Madeira e Porto Santo sob aviso vermelho até às 15h00 de sábado, devido à forte agitação marítima; a ilha permaneceu com aviso laranja até domingo devido à precipitação e ao vento.
- A Madeira continua a ser afetada pela depressão Emília, com vento forte, queda de neve e chuva, com potencial de intensidade variável.
O SRPC da Madeira contabilizou até às 12h00 de sábado 185 ocorrências associadas às condições meteorológicas adversas na região. As ações envolveram 422 operacionais e 192 meios técnicos, com maior incidência de quedas de árvores e outros impactos. Todas as situações foram resolvidas ao nível municipal.
Entre os tipos de ocorrência registados, destacam-se 107 quedas de árvores, 15 ações preventivas de redução de risco e 19 quedas de redes elétricas. Outros eventos incluíram quedas de estruturas temporárias e remoções de elementos em perigo de queda. O Funchal concentrou 54 casos, seguidos de Santa Cruz e Machico.
Situação por concelhos
No Funchal ocorreram 54 incidentes, em Santa Cruz 37 e em Machico 34. Os restantes registos distribuíram-se por Calheta, Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Santana, Porto Santo, Porto Moniz, São Vicente e Ponta do Sol. O IPMA manteve aviso laranja até domingo para a Madeira e vermelho na costa norte e Porto Santo devido à forte agitação marítima.
Contexto da depressão Emília
A Madeira continua sob efeitos da depressão Emília, com vento moderado a forte, precipitação e queda de neve em zonas altas. O IPMA prevê condições de tempo adverso com possibilidade de intensificação em alguns momentos. O instituto indica ainda que a situação pode manter-se com variações ao longo do fim de semana.
Entre na conversa da comunidade