- A Agência Internacional de Energia Atómica garantiu que os inspetores vão visitar as instalações de enriquecimento nuclear do Irão.
- O director-geral Rafael Mariano Grossi assegurou a visita como parte de um acordo preliminar entre os Estados Unidos da América e o Irão.
- A monitorização envolve locais de enriquecimento que são componentes-chave do acordo.
- A informação foi tornada pública na quarta-feira, 24 de junho de 2026, às 11:03.
- A notícia foi reportada pela agência Associated Press (AP).
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, confirmou nesta quarta-feira que inspetores da agência vão visitar instalações de enriquecimento de urânio no Irão. A visita faz parte de monitorização acordada no âmbito de um entendimento preliminar entre os EUA e o Irão.
Segundo a AIEA, as inspeções visam verificar o estado do programa de enriquecimento e assegurar o cumprimento dos acordos internacionais relevantes. Grossi assegurou que a presença dos inspetores está garantida pelas autoridades iranianas.
A confirmação ocorreu no seguimento de negociações em curso entre as partes e da necessidade de verificação independente das atividades no terreno. A visita deverá Occorrer em data a ser confirmada pelas autoridades da AIEA e por responsáveis iranianos.
A imprensa acompanha o desdobramento do acordo, que envolve mecanismos de verificação, transparência e cooperação entre as partes. A agência reiterou o compromisso com a neutralidade e com informações verificáveis sobre o estado do programa nuclear iraniano.
Entre na conversa da comunidade