Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Seguro e Cotrim isolados; Marques Mendes pode não avançar à segunda volta

Marques Mendes arrisca passar à segunda volta; persiste empate técnico entre Seguro, Cotrim, Ventura e Gouveia e Melo

Telinha
Por
Imagem de contexto do artigo Sondagem diária: Seguro e Cotrim isolados, com Marques Mendes em risco de não passar à segunda volta
0:00
Carregando...
0:00
  • Sondagem diária da Pitagórica para JN, TSF, TVI e CNN aponta António José Seguro com 21,4% e Cotrim Figueiredo com 21,1%; Marques Mendes fica em 14,5% e arrisca não passar à segunda volta.
  • André Ventura lidera com 19,7%, seguido de Gouveia e Melo com 17% e Marques Mendes com 14,5%; 11,2% dos inquiridos permanecem indecisos.
  • Em cenário entre quatro, há empate técnico entre Seguro, Cotrim, Ventura e Gouveia e Melo; Marques Mendes fica próximo de sair da disputa na segunda volta.
  • O relatório destaca peso dos indecisos e que, no atual equilíbrio, pode ocorrer grande variação até ao dia 18 de janeiro.
  • Tracking poll até 16 de janeiro: amostra de 608 entrevistas, margem de erro de ±4,06%, metodologia CATI, com publicação diária às 20h30.

A sétima sondagem diária da Pitagórica para o JN, TSF, TVI e CNN revela que António José Seguro (21,4%) e João Cotrim Figueiredo (21,1%) mantêm os dois primeiros lugares. Marques Mendes surge com 14,5%, em risco de não passar à segunda volta, num cenário ainda com 11,2% de indecisos. A campanha está a meio, e tudo pode mudar.

Entre os candidatos, André Ventura fica em 3º com 19,7%, seguido de Gouveia e Melo com 17% e Marques Mendes com 14,5%. O conjunto de cinco candidatos dificulta a clarificação, dado o intervalo de erro de 4%, deixando espaço para alterações próximas da votação.

O estudo mostra ainda que, no cenário entre quatro, Seguro e Cotrim mantêm vantagem sobre Ventura e Gouveia e Melo, num empate técnico. Os únicos que parecem fora do equilíbrio são Mendes e o variante de voto entre indecisos, que pode redistribuir os cenários.

Empate técnico a quatro

Apesar da repetição de posições, a sondagem indica empate técnico entre Seguro, Cotrim, Ventura e Gouveia e Melo, com small margins entre eles. Quando considerados apenas os que não estão indecisos, o favoritismo é atual entre Seguro e Cotrim, com Ventura em ascensão.

Seguro cresce no Norte e novos sustentam Cotrim

Seguro reforça a liderança no Norte (18,5%), seguiu-se de Cotrim com subida de 2,8 pontos, mantendo ambos a maior força no Centro (22,3%) e na Grande Lisboa (23,5%). Gouveia e Melo e Mendes mantêm presença no Centro; Ventura aparece com apoio na Grande Lisboa.

Perfil dos eleitorados e perceções mediáticas

Entre faixas etárias, Seguro, Mendes e Gouveia e Melo dominam os 55+, enquanto Cotrim e Ventura atraem votantes entre 18 e 34 anos. Em termos de género, Seguro e Gouveia e Melo apresentam equilíbrio, mas Mendes e Ventura tendem a atrair mais homens.

Em relação à renda, o liberal Cotrim lidera entre os que auferem mais; Seguro segura a média. A perceção mediática é favorável a Cotrim, Seguro e Pinto, com Ventura a registá-la de forma menos positiva.

Tracking poll: metodologia e próximos passos

A edição publicará um tracking diário até 16 de janeiro, com atualização às 20h30. A amostra cresceria de forma rotativa, mantendo cerca de 600 entrevistas, com renovação diária.

Dados da ficha técnica

Os dados foram recolhidos entre 8 e 10 de janeiro de 2026, com 608 entrevistas, margem de erro de ±4,06%. A amostra representou géneros, idades e geografia. As entrevistas ocorreram por CATI, sob supervisão de Rita Marques da Silva.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais