Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Separatistas do sul do Iémen aceitam diálogo proposto na Arábia Saudita

Separatistas do sul do Iémen aceitam cimeira de diálogo na Arábia Saudita, com referendo de independência previsto para 2 de janeiro de 2028, sob mediação regional

Telinha
Por
Arábia Saudita convida "todas as fações do Sul" do Iémen para diálogo
0:00
Carregando...
0:00
  • Os separatistas do sul do Iémen, o Conselho de Transição do Sul (STC), aceitaram o convite da Arábia Saudita para participar numa cimeira de diálogo sobre o sul.
  • O STC anunciou um caminho de dois anos para independência, com um referendo previsto para 2 de janeiro de 2028.
  • O presidente iemenita pediu também à Arábia Saudita que acolha uma cimeira com as facções do sul, dizendo que a solução não pode ser monopolizada por uma única parte.
  • A Arábia Saudita convidou todas as fações do sul a participarem na conferência, mantendo o objetivo de soluções justas que satisfaçam as aspirações do povo.
  • Nas últimas semanas, o STC revelou ter tomado vastas áreas no sul, incluindo Hadramout e Mahra; ataques aéreos da coligação liderada pela Arábia Saudita mataram, segundo o STC, pelo menos 20 combatentes em bases do movimento.

O Conselho de Transição do Sul (STC) informou que aceitou a proposta de diálogo apresentada pelo Governo reconhecido internacionalmente para realizar uma cimeira na Arábia Saudita. A decisão foi comunicada no sábado, após o anúncio de sexta-feira sobre o início de um processo de independência. O objetivo é encontrar soluções políticas para o sul do Iémen.

O STC afirmou que o convite saudita reflete a sua estratégia de dialogar como única via para resolver questões políticas, incluindo o direito do sul a restaurar o seu Estado. O processo prevê um referendo a 2 de janeiro de 2028, conforme o plano divulgado.

O anúncio surge num contexto de intensificação do confronto entre o STC e o Governo iemenita, com o sul a afirmar a vontade de se separar. O STC reiterou o compromisso com o diálogo e agradeceu o papel da Arábia Saudita na mediação.

Diálogo mediado pela Arábia Saudita

No mesmo dia, o Presidente do Iémen, Rashad al-Alimi, pediu à Arábia Saudita que acolha a cimeira com os separatistas, reconhecendo a causa sulista como legítima, mas insistindo que a resolução não pode depender de uma só parte.

A diplomacia saudita informou ter convidado todas as facções do Sul para participar, com o objetivo de encontrar soluções justas que protejam as aspirações do povo sulista. A posição busca evitar imposições que provoquem novo ciclo de violência.

Contexto e desdobramentos militares

O STC tem ganho terreno em semanas recentes, ocupando áreas em Hadramout e Mahra, províncias vizinhas. Na sexta-feira, ataques aéreos da coalizão liderada pela Arábia Saudita contra bases separatistas em Al-Khasha e Seyoun causaram mortos entre combatentes do STC.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais