- A criminalidade violenta e grave na Grande Lisboa desceu 1,9% até setembro.
- No conjunto da criminalidade geral, os crimes com maior aumento este ano foram condução sem habilitação legal e excesso de álcool.
- Desobediência e furtos por carteiristas também registaram elevações.
- Relatórios anteriores já apontavam queda da criminalidade violenta na região com variações mensais e tendência de redução até setembro.
- O texto evidencia mudanças recentes no padrão criminoso na área metropolitana.
A criminalidade violenta e grave na Grande Lisboa caiu 1,9% até setembro, confirmando a tendência de redução observada no acumulado do ano. Os dados são oficiais e refletem a evolução mensal ao longo dos primeiros três trimestres.
No conjunto da criminalidade geral, registaram-se aumentos este ano em condução sem habilitação legal, excesso de álcool, desobediência e furtos por carteiristas, indicando mudanças recentes no padrão delituoso. As autoridades destacam variações regionais.
Mudanças no padrão criminoso
Relatórios anteriores já apontavam quedas, mas os números atuais mostram que a gravidade dos crimes mudou, com maior incidência de infrações associadas a condução, álcool e furtos de bolso.
As informações são válidas para a área da Grande Lisboa, abrangendo diversos concelhos da região. As autoridades destacam a necessidade de continuidade de monitorização para ajustar estratégias de segurança.