- O candidato presidencial António José Seguro manifestou preocupação com a atuação de Donald Trump, pedindo soluções pacíficas para os problemas internacionais, especialmente na Venezuela e no Irão.
- Seguro afirmou que a intervenção na Venezuela não foi motivada pela liberdade e democracia, sugerindo que o objetivo teria sido o petróleo.
- Sobre o Irão, Seguro disse que é necessário que existam soluções pacíficas para os problemas existentes.
- Portugal chamou o embaixador do Irão para condenar a repressão violenta das manifestações e informou estar disponível para reforçar as sanções europeias.
- O Ministério dos Negócios Estrangeiros indicou que a reunião em Lisboa transmitiu a condenação da repressão e reiterou o apelo ao respeito pelos direitos dos iranianos, com possibilidade de reforçar as sanções no quadro da concertação europeia.
O candidato presidencial António José Seguro mostrou-se, nesta terça-feira, preocupado com a atuação do Presidente dos EUA, Donald Trump, e pediu soluções pacíficas para os problemas internacionais, com foco na Venezuela e no Irão. A declaração foi feita durante uma arruada em Setúbal.
Seguro lembrou que, na intervenção dos EUA na Venezuela, afirmou que a ação não teve motivação por liberdade ou democracia, sugerindo interesses petrolíferos. Reforçou a necessidade de acompanhar a evolução da situação e de proteger os portugueses.
Sobre o Irão, o candidato defendeu que é essencial encontrar caminhos de diálogo e de pacificação para os problemas entre países, sem recorrer a medidas que agravam tensões regionais.
Diplomacia portuguesa
O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou que Portugal chamou o embaixador do Irão em Lisboa para condenar a repressão violenta das manifestações no país e transmitiu veementemente essa posição.
O Governo também indicou estar disponível para reforçar, no contexto da concertação europeia, sanções contra o Irão, visando respeitar os direitos dos iranianos. A reunião serviu ainda para reiterar o apelo ao respeito pelos direitos cívicos.
Entre na conversa da comunidade