- Trump assinou uma ordem executiva de emergência para proteger as receitas petrolíferas venezuelanas detidas nos EUA, evitando o confisco por tribunais ou credores.
- A Casa Branca afirmou que a medida visa promover os objetivos da política externa dos EUA.
- As receitas permanecem em fundos de depósito de governos estrangeiros e devem ser usadas na Venezuela para ajudar a criar paz, prosperidade e estabilidade.
- Na sexta-feira, Trump reuniu grandes empresas do petróleo na Casa Branca e indicou que vão decidir quem poderá explorar os recursos venezuelanos e sob quais condições.
- Caracas tem as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo (mais de 300 mil milhões de barris, segundo a OPEP), mas a produção atual está em cerca de 1 milhão de barris por dia devido a décadas de falta de investimento.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva de emergência para proteger as receitas petrolíferas venezuelanas que estão nos Estados Unidos. A medida visa evitar o confisco por tribunais ou credores. A informação foi anunciada neste sábado.
A ordem determina que as receitas, mantidas em fundos de depósito de governos estrangeiros, sejam utilizadas na Venezuela para promover paz, prosperidade e estabilidade, segundo a Casa Branca.
A norma surge pouco após, segundo o comunicado, as forças norte-americanas terem capturado o líder venezuelano Nicolás Maduro, em Caracas, o que motivou a adoção de medidas adicionais de política externa.
Na sexta-feira, Trump reuniu na Casa Branca grandes nomes do petróleo e gás, incluindo empresas americanas, Eni e Repsol. Ficou acordado que o Governo definirá quem recebe licenças para explorar os recursos da Venezuela.
O Presidente afirmou que a decisão sobre concessões será tomada em breve e que a segurança para operações no país agora existe, justificando uma maior abertura para investimentos no setor.
Caracas detém as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo, superiores a 300 mil milhões de barris, segundo a OPEP, ainda que a produção atual permaneça em torno de um milhão de barris por dia.
Entre na conversa da comunidade