Em Alta futeboldesportointernacionaispessoasnotícia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Manifestação em Minneapolis após morte de mulher por agentes federais

Manifestação em Minneapolis após morte de mulher por agente federal acende protestos e debates sobre legítima defesa; tiroteio no Oregon fere duas pessoas

Telinha
Por
Centenas de pessoas manifestam-se em Minneapolis após morte de mulher por agentes federais
0:00
Carregando...
0:00
  • Centenas de pessoas manifestaram-se em Minneapolis na noite de quinta-feira, contra a morte de Renee Nicole Good, morta na quarta-feira por um agente do serviço de imigração e alfândega durante uma operação de controlo de imigração integrada na campanha do Governo do Presidente Donald Trump.
  • Os manifestantes marcharam sob chuva na principal avenida da cidade, entoando slogans contra o ICE e pedindo o fim das operações na cidade.
  • Em Portland, Oregon, ocorreu um tiroteio em frente a um hospital, deixando dois feridos; o FBI e o Departamento de Justiça do Oregon investigam o caso.
  • Autoridades e críticos divergem: o Governo defende a legítima defesa, enquanto o presidente da Câmara de Minneapolis afirma que as gravações não apoiam essa versão.
  • A operação de imigração lançada pela Administração Trump é descrita como a maior já realizada, com mais de dois mil agentes envolvidos e mais de 1.500 detenções até ao momento.

Centenas de pessoas manifestaram-se na noite de quinta-feira em Minneapolis, para reclamar contra a morte de uma mulher por agentes federais. O incidente ocorreu durante uma operação de controlo de imigração integrada na campanha do Governo dos EUA, em plena cidade. A morte desencadeou novos protestos e críticas à atuação das autoridades.

A polícia apurou que a vítima, Renee Nicole Good, foi fatalmente alvejada por um agente do serviço de imigração e alfândega (ICE). Segundo registos citados pela Associated Press, o agente é veterano da Guerra do Iraque com quase duas décadas de serviço na Patrulha de Fronteiras e no ICE. O caso amplifica acusações de uso excessivo da força.

Os protestos decorreram sob chuva gelada, em uma das principais vias de Minneapolis, com cânticos contra o ICE e faixas que acusavam o órgão de assassínio. Antes, os manifestantes concentraram-se junto a uma instalação federal associada às operações de imigração.

Desdobramentos em Portland e investigações em curso

Em Portland, Oregon, um tiroteio na tarde de quinta-feira deixou um homem e uma mulher feridos dentro de um veículo, perto de um hospital. As condições de saúde das vítimas não foram divulgadas. O FBI e o Departamento de Justiça de Oregon passam a investigar o incidente.

O ICE recebeu apelos de autoridades locais para suspender temporariamente as operações na cidade até se concluir a investigação. O presidente da Câmara de Minneapolis, Jacob Frey, contestou publicamente a versão de legítima defesa apresentada pela Administração.

Contexto da operação de imigração

Otiroteio em Minneapolis ocorreu durante a maior operação de fiscalização de imigração já dirigida pela Administração Trump, com mais de 2.000 agentes envolvidos e mais de 1.500 detenções reportadas pelo DHS. Críticos indicam que as ações contribuíram para uma onda de protestos em várias cidades americanas.

As autoridades confirmam que a morte de Good é a quinta associada às operações de imigração desde a entrada de Trump na presidência. Protests devem continuar em diversas cidades ao longo da semana, refletindo o debate sobre políticas migratórias nos EUA.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais