- Em Celorico da Beira, na Escola de Santa Luzia, realizou-se, no dia 7 de janeiro, a ação “Hospital Faz-de-Conta On Tour”, apoiada pelo Gabinete de Educação e promovida pela Universidade da Beira Interior (UBI).
- A atividade destinou-se a crianças dos 3 aos 6 anos e simulou uma ida ao médico, envolvendo todos os jardins de infância do concelho.
- Durante a experiência, as crianças vivenciaram, de forma lúdica, várias etapas de uma consulta, em ambiente adequado à sua idade, com profissionais e materiais de saúde.
- O objetivo principal foi reduzir o medo da bata branca e promover um contacto positivo com o ambiente hospitalar, transmitindo noções básicas de cuidados de saúde.
Na Escola de Santa Luzia, em Celorico da Beira, realizou-se na quarta-feira, 7 de janeiro, a iniciativa “Hospital Faz-de-Conta On Tour”. O projeto contou com o apoio do Gabinete de Educação e foi proposto pela Universidade da Beira Interior (UBI).
A atividade destinou-se a crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e simulou uma ida ao médico, num espaço adaptado às crianças presentes. Participaram todos os jardins de infância do concelho.
Durante a ação, as crianças vivenciaram, de forma lúdica, as etapas de uma consulta médica, encontrando profissionais e materiais de saúde de forma acessível. O objetivo foi promover uma primeira experiência positiva no ambiente hospitalar.
O foco principal foi reduzir o receio relacionado à bata branca, promovendo contacto seguro com o espaço hospitalar. A iniciativa também transmitiu noções básicas de saúde, de acordo com a faixa etária das crianças.
A atividade enquadrou-se numa perspetiva educativa para a saúde desde a infância, reforçando a importância de experiências pedagógicas que promovam o bem-estar e a compreensão de cuidados de saúde.
Entre na conversa da comunidade